Como esterilizar potes de vidro no forno

••• Thomas Northcut/Photodisc/Getty Images

Utilizar seu forno para esterilizar potes de vidro é uma maneira eficaz de prevenir o crescimento de mofo ou bactéria em qualquer comida que você deseje armazenar. Esse processo não só protege as pessoas de doenças que podem ser transmitidas pelos alimentos, como também preserva o sabor e a textura de suas receitas.

Passo 1

Pré-aqueça seu forno a 110 graus. Antes, certifique-se de ajustar as prateleiras do forno para acomodar a altura dos potes de vidro.

Passo 2

Organize os potes e suas tampas nas assadeiras. Deixe um espaço entre eles para a circulação do ar quente. Caso esteja reutilizando potes já antigos, remova as tampas para que tudo fique separado e aberto.

Passo 3

Coloque as assadeiras com os potes e tampas dentro do forno pré-aquecido. Marque 10 minutos e não abra o forno antes disso. Não há problema se os potes ficarem no forno por mais de 10 minutos, mas esse é o tempo ideal.

Passo 4

Desligue o forno e mantenha os potes lá dentro até o momento de armazenar a comida. Ainda que 110 graus seja uma temperatura relativamente baixa, utilize sempre luvas ou toalhas para retirar qualquer coisa do seu forno.

Mais recentes

×