Por que o etanol é usado para fazer sabão?

Etanol pode melhorar a aparência limpa do sabão de glicerina

jabón de glicerina image by Patxi from Fotolia.com

Saponificação é o processo de fazer sabão a partir do hidróxido de sódio, também conhecido como soda cáustica, e gordura. Os produtores de sabão adicionam etanol para endurecer os lotes, de modo a misturar melhor os materiais da produção do sabão no processo de saponificação. É um aditivo vital para alcançar maior clareza do sabão de glicerina. O etanol pode ser um material perigoso para a produção, por isso, alguns produtores de sabão preferem substitutos.

Identificação

Etanol é um solvente usado para fazer sabão. É também chamado de álcool etílico ou álcool comum. Incolor e altamente inflamável, é produzido a partir da fermentação de carboidratos, como batatas e açúcar.

Considerações

Apesar de alguns tipos de etanol serem potáveis, alguns são desnaturados, deixando de ser potáveis. Muitos produtores de sabão evitam o álcool desnaturado, pois contém odores ou aditivos tóxicos que podem afetar o sabão.

Benefícios

Usar etanol no processo de fabricação geralmente cria um sabão transparente, com uma aparência de vidro, em especial com sabão de glicerina.

Fazendo sabão duro com etanol

Etanol é usado no processo para fazer barras duras de sabão. Ele ajuda na reação química entre a solução de hidróxido de sódio e os óleos de gordura derretida. É usado mais frenquentemente quando se faz o sabão de glicerina. Produtores que fazem sabão não transparente podem substituir um terço do etanol pelo álcool isopropílico, que é mais barato.

Aviso

O etanol é perigoso por ser explosivo, por emitir gases e por algumas vezes inflamar com uma chama invisível próxima. Produtores que trabalham com etanol devem sempre mantê-lo longe de uma chama acesa, como a de um fogão a gás. Sempre mantenha um extintor de incêndio e uma garrafa de esguichar cheia de água por perto quando trabalhar com etanol. Se pegar fogo, mire o extintor de incêndio na base das chamas.

eHow Brasil
×