Diferença entre etanol e álcool isopropílico para desinfetar
lab image by Svetlana Gajic from Fotolia.com
Álcool etanol e isopropílico são membros da família do álcool e têm propriedades desinfetantes parecidas. O etanol é o tipo de álcool encontrado em bebidas alcoólicas. O isopropílico é também conhecido como isopropanol, 2-propanol ou álcool para esfregar. Quando usados como desinfetantes, geralmente possuem uma concentração de 70 % em água.
Álcoois e desinfetantes
Álcoois são ótimos desinfetantes por muitos motivos. Evaporam rapidamente sem deixar resíduos, são capazes de dissolver lipídios, o que os torna efetivos contra células de vírus envoltas em gorduras, como o HIV e a hepatite A. São baratos e relativamente fáceis de manipular, apesar dos vapores serem inflamáveis.
Etanol
O etanol, também conhecido como álcool de cereais, álcool etílico ou álcool consumível, é uma das substâncias recreacionais mais utilizadas atualmente. Está presente em bebidas alcoólicas e é consumido desde os tempos mais antigos. Como desinfetante, funciona desnaturando proteínas e dissolvendo lipídios, destruindo assim muitos tipos de bactérias e células virais. Por outro lado, é ineficaz contra esporos. É tipicamente usado em concentrações de 70 %, pois concentrações maiores evaporam muito rápido e as menores não são tão efetivas. Também pode ser encontrado em alguns sabonetes e lenços para as mãos, mas não deve ser usado diretamente na pele, pois pode ressecá-la.
Álcool isopropílico
O álcool isopropílico, geralmente chamado de IPA ou isopropanol, tem funções e estrutura similar ao etanol. Ele evapora em uma taxa parecida e destrói células bacterianas e virais através do mesmo mecanismo. Entretanto, por não desidratar tanto os tecidos vivos, é mais indicado para desinfetar a pele do que o etanol, e é por essa razão que é mais frequentemente usado como antisséptico.
Diferenças
A fórmula química do etanol é C2H5OH. A do álcool isopropílico é C3H8O. Ambos são produzidos através da fermentação, embora o agente de fermentação do isopropanol seja uma bactéria e não uma levedura. Enquanto que o etanol não tem efeitos tóxicos a curto prazo, o isopropanol é convertido em acetona pelo fígado, tornando-o extremamente perigoso. Outra diferença é que o álcool etílico desidrata células mais rapidamente.
Conclusão
Para desinfetar superfícies, o etanol e o isopropanol têm praticamente a mesma eficiência. O etanol é mais utilizado puro para limpar qualquer tipo de superfícies, o outro é mais usado como antisséptico e em hospitais. Ambos são mais eficientes em concentração de 70 % e podem ser usados para limpar pequenas ferramentas se elas forem imergidas por cerca de dez minutos. Evaporam rapidamente sem deixar resíduos e são úteis para limpar discos ópticos e componentes de computadores.
Sobre o Autor
Kyle Turpin has been writing for eight years. He has written articles for publication on eHow that cover topics such as customizing operating systems, level and game design, and science and technology. He specializes in informative writing, as well as fiction and poetry. He has studied Physics as well as English at the University of Victoria and is aspiring to become a published author.
Créditos Fotográficos
lab image by Svetlana Gajic from Fotolia.com