×
Loading ...

O que é etarismo?

O etarismo é uma forma de discriminação que lança julgamentos sobre os estilos de vida, personalidades e habilidades dos indivíduos, estritamente com base em estereótipos sobre a sua idade. Essa discriminação é mais frequentemente vista contra os idosos, mas que muitas vezes pode ser vista em jovens também. É um método de formulação de estereótipos da vida de um indivíduo, fazendo com que esses estereótipos sejam usados para desenvolver um preconceito. Isso afeta negativamente grupos como os dos idosos, fazendo-os se sentir como se eles fossem nada além de membros não contribuintes de uma comunidade, apesar de uma vida inteira à serviço da sociedade.

O etarismo é uma forma de discriminação que lança julgamento sobre os estilos de vida, personalidades e habilidades dos indivíduos (Photo by Patrick Moore from sxc.hu)

Função

O etarismo funciona para excluir os indivíduos de seus direitos unicamente com base em sua idade. Isso é injusto para com os idosos porque banaliza a sua sabedoria e a experiência que eles adquiriram ao longo de toda a vida. Também é injusto para com os adolescentes e crianças, já que se assume que as suas opiniões e ideias não possuem qualquer valor, simplesmente porque eles não viveram tempo suficiente para obter as experiências que representem adequadamente suas crenças.

Loading...

Identificação

O etarismo é identificado de diversas maneiras. Pode ser visto simplesmente através da formação de generalizações que incentivam que os membros de uma determinada idade ajam de maneira particular. Essas generalizações podem ser estendidas para incitar o preconceito e os comportamentos discriminatórios contra pessoas, simplesmente por causa de sua idade. É muitas vezes visto no local de trabalho, pelo fato de os idosos serem muitas vezes recusados para cargos e empregos, devido à sua idade. Tais casos podem levar a ações judiciais por discriminação.

Equívocos

Há um equívoco comum de que apenas os jovens podem apresentar perspectivas etaristas . Esse não é o caso, simplesmente porque a ideia de "envelhecimento" é muito subjetiva, dependendo de quem parte a definição do conceito. A palavra "velho" pode ser definida como qualquer nível, dependendo de quem está usando a palavra. Há também uma ideia errada de que os idosos não apresentam tendências etaristas em direção ao jovem, já que muitas vezes a inexperiência da juventude leva as pessoas a banalizarem o interesse e os comportamentos dos jovens.

Prevenção/Solução

A prevenção é a melhor opção para combater o preconceito de idade. Aqueles que estão cientes dos perigos das perspectivas etaristas são menos propensos a apresentarem visões que possam causar a discriminação no local de trabalho e no resto da sociedade. Ao incentivar os outros a praticarem a aceitação e tolerância de outras pessoas e culturas, a discriminação e o ódio se tornarão mais fáceis para combater.

Considerações

O mundo está se tornando um lugar cada vez mais litigioso. Seguir uma perspectiva etarista e aplicá-la à discriminação no local de trabalho e à sociedade é um caminho perigoso para se comportar, já que ele pode levar a problemas judiciais movidos por aqueles que sintam tratados injustamente. Em um nível moral, o preconceito em relação à idade banaliza as habilidades dos indivíduos por causa de sua idade. Em um nível pessoal e financeiro, o preconceito de idade pode levar à revolta e à devastação.

Loading...
Loading ...
Loading ...