O que significam as cores dos dragões chineses?
konmesa/iStock/Getty Images
Ao contrário dos dragões da tradição ocidental, símbolos temíveis do mal e do caos, o dragão chinês representa a nobreza, a sabedoria e a prosperidade. Dragões orientais estão intrinsecamente ligados às estações do ano e aos elementos, sendo frequentemente associados a uma das quatro direções cardeais. Eles também podem ser classificados por cor, já que cada cor tem um significado simbólico associado a conotações dentro da cultura chinesa.
Azul e verde
bangkaewphoto/iStock/Getty Images
Na cultura chinesa, as cores azul e verde estão associadas à natureza, à serenidade, ao crescimento e à saúde. Dragões azuis e verdes simbolizam a chegada da primavera, evocando o céu claro e as novas plantas que a estação traz. Tais cores também são representativas do leste e indicam os dragões orientais. Outras associações chinesas com o azul e o verde incluem cura, descanso, prosperidade e harmonia.
Preto e branco
typhoonski/iStock/Getty Images
Preto e branco são as cores principais do espectro chinês, representando o equilíbrio do yin preto, negativo, passivo e feminino, e do yang, positivo, ativo e masculino. Dragões negros são associados ao inverno e ao norte, enquanto os brancos representam o outono e o oeste. Na China, a cor branca é associada à pureza, da mesma forma que nas culturas ocidentais, mas também simboliza o luto e a mortalidade, sugerindo o dragão branco como um presságio de morte. O dragão negro é conhecido por seu poder e vingança e é, muitas vezes, ligado às tempestades.
Amarelo e ouro
konmesa/iStock/Getty Images
Dragões amarelos são chamados de "superiores" e "os mais venerados dos dragões", pois representam o imperador e a família imperial. Mesmo no século 21, o amarelo é uma cor associada à solidez, à confiabilidade e ao calor, reservada à realeza e aos de maior classe social. Dragões de ouro compartilham muitas dessas qualidades e são reconhecidos como símbolos de riqueza, sabedoria e compaixão.
Vermelho
cbenjasuwan/iStock/Getty Images
Na China, o vermelho é a cor tradicional da boa sorte e da felicidade e é geralmente usada em grandes celebrações, como casamentos. O dragão vermelho é associado à sorte, ao fogo, à paixão e ao coração. É o dragão do verão e do sul. Outras associações chinesas com essa cor incluem a vitalidade, o entusiasmo e a criatividade.
Referências
- DragonsInn.net: Dragões orientais chineses — História e informação [em inglês]
- The Circle of the Dragon: A história do dragão — Visão geral sobre o dragão oriental; Kylie McCormick; Novembro de 2010 [em inglês]
- Nations Online: O simbolismo das cores — Costumes chineses [em inglês]
- Encyclopedia.com: Yin Yang; Mitos e lendas do mundo; 2001 [em inglês]
Sobre o Autor
Bethany Marroquin is a writer and credentialed English teacher from Southern California. She has a Bachelor of Arts in English from Westmont College, and completed her teaching credential in 2014 through Azusa Pacific University.
Créditos Fotográficos
konmesa/iStock/Getty Images