Como evaporar água rapidamente

••• Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

Os três maiores princípios que afetam a velocidade da evaporação da água são a umidade do ar, a temperatura e a área de superfície da água em si. A melhor maneira de acelerar a evaporação é usando essas três características a seu favor. Obtenha um desumidificador em uma loja de aparelhos para diminuir a umidade do ar, ligue o aquecimento para aumentar a temperatura e use um ventilador para dissipar a água, aumentando sua área de superfície. Esse método é mais rápido e mais barato que usar uma placa quente para aquecer grandes quantidades de água para que ela evapore: aquecer a água dessa maneira cria umidade localizada considerável e diminui o processo de evaporação.

Passo 1

Configure o desumidificador no cômodo um dia antes de tentar fazer a evaporação da água. Ligue o aquecimento da sala também. Isso removerá qualquer vapor de água existente no ar, permitindo que a água evapore mais rapidamente.

Passo 2

Prenda um funil em uma das extremidades da mangueira de forma que a ponta estreita do funil fique dentro dela. Sele a junta com fita isolante, disponível em lojas de material elétrico ou de bombeiro. Ligue o outro funil à outra extremidade da mangueira da mesma maneira e sele também com fita isolante.

Passo 3

Ponha o ventilador em uma cadeira e selecione a configuração que sopre ar diretamente para frente, sem girar, e deixe o ventilador em velocidade máxima. Coloque o alguidar de plástico no chão diretamente em frente ao ventilador, a cerca de 30 cm de distância. Forre o chão com jornal, a cerca de 1,5 m depois do alguidar, para proteger a superfície.

Passo 4

Peça a um amigo para segurar os tubos e os funis de maneira que fiquem em posição vertical acima do alguidar e acima do nível do ventilador. Ponha um pedaço de filtro de papel em cima do funil, isso desacelerará a água enquanto ela se desloca através do funil, melhorando a dissipação ao alcançar o segundo funil.

Passo 5

Colete a água em um pote grande e ligue o ventilador. Comece despejando a água na parte superior do funil. Essa água será filtrada através da mangueira para dentro do funil interno e cairá em uma folha através de um jato de ar do ventilador para dentro do alguidar de plástico. Quando a água cruzar o jato de ar, ela se dissipará em gotas pequenas, aumentando bastante a área de superfície e acelerando o processo de evaporação.

Passo 6

Retire qualquer água que cair através do jato dentro da tigela e a reponha no topo do funil. Será necessário mudar o filtro de papel periodicamente caso filtre uma grande quantidade de água.

Mais recentes

×