Os efeitos de se esquentar água no micro-ondas em um copo plástico

Micro-ondas são convenientes para esquentar comida e líquidos

Image by Flickr.com, courtesy of Chris Phan

Muitas pessoas esquentam água no micro-ondas em copos de plástico porque é conveniente. No entanto, existem alguns riscos para a saúde relacionados à colocação de plásticos no microondas.

Processo

Ferver água no micro-ondas é diferente de fervê-la em um fogão

Image by Flickr.com, courtesy of Indi Samarajiva

Micro-ondas esquentam água mais facilmente do que fogões tradicionais. Por causa do rápido aumento da temperatura da água quando aquecida, bolhas não se formam quando a água é fervida no microondas. Já que bolhas não se formam, a água retém um maior grau de calor.

Tempo

Preste atenção ao tempo quando usar o micro-ondas

Image by Flickr.com, courtesy of Gordana Adamovic-Mladenovic

Certifique-se de não programar um tempo muito longo quando esquentar água em um copo plástico. Se a água for aquecida demais no micro-ondas, pode transbordar para fora do copo, como uma erupção, causando graves queimaduras e lesões na pele. Adicionalmente, o sobreaquecimento pode derreter o plástico para dentro da água.

Tipo de plástico

Alguns copos de plástico são mais seguros que outros

Image by Flickr.com, courtesy of Steve Spinks

Alguns recipientes em plástico não devem ser usados em um forno de micro-ondas. Plásticos de policarbonato, poliestireno ou cloreto de polivinilo podem conter quantidades vestigiais de toxinas. Polietileno de alta densidade, polietileno e polipropileno de baixa densidade são tipos de plástico mais seguros para comida e bebidas.

Saúde

Produtos químicos tóxicos, tais como bisfenol A, podem vazar do plástico para a água quando aquecidos. De acordo com pesquisadores do National Toxicology Program, o bisfenol A tem efeitos similares ao estrogênio, o que pode perturbar o sistema endócrino, causando problemas de desenvolvimento neurológico e até mesmo causar câncer.

Alternativas

Use vidro resistente a micro-ondas ou cerâmica como alternativas para o plástico

Image by Flickr.com, courtesy of jenny downing

Como uma alternativa ao plástico, a água deve ser aquecida em um vidro para micro-ondas, ou recipiente de cerâmica.

×