×
Loading ...

Como evitar centopeias

As centopeias podem ser úteis pois comem insetos, como cupins, mas isso não as torna hóspedes desejáveis em casa. Centopeias devem ser deixadas em paz, a menos que elas estejam presentes em grande número. Neste caso, alguns procedimentos simples de limpeza podem impedi-las de se tornarem um incômodo no jardim ou em sua casa.

Instruções

Um pouco de esforço pode impedir as centopeias de tornarem-se um problema sério (Keith Brofsky/Photodisc/Getty Images)

    Centopeias dentro de casa

  1. Limpe sua casa completamente. Remova qualquer alimento exposto e lixo que possa ser uma fonte de alimento para os insetos, bem como quaisquer armadilhas ou teias de aranha que possam conter restos deles.

    Loading...
  2. Limpe todas as áreas úmidas, já que as centopeias são atraídas pela umidade. Utilize um desumidificador regularmente para evitar mais umidade.

  3. Vede todas as rachaduras na fundação de sua casa para evitar nova infestação. Repare quaisquer portas, janelas ou aberturas que deixem espaço para os insetos entrarem rastejando.

  4. Ponha armadilhas adesivas para capturar as centopeias que já estão dentro de casa. Se não quiser matá-las, coloque-as em uma jarra e solte-as do lado de fora.

    Centopeias ao ar livre

  1. Remova qualquer matéria vegetal em decomposição, tal como pilhas de folhas, em especial as que estejam em áreas úmidas.

  2. Cave o solo úmido onde você notou centopeias rastejando. Quando encontrá-las, coloque-as em uma jarra e realoque-as para um parque ou área arborizada próxima.

  3. Ajuste as áreas inclinadas do seu quintal de forma a umidade vá para longe de sua casa. Isto evitará a formação de trechos úmidos que atraem as centopeias.

Loading...

Aviso

  • Evite matar ou remover as centopeias de áreas ao ar livre, a menos que um número extremamente elevado do inseto esteja presente.

O que você precisa

  • Desumidificador
  • Armadilhas adesivas
  • Jarra
  • Inseticida (opcional)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...