×
Loading ...

Como usar o Excel para gerar amostras aleatórias

É possível a usar a ferramenta de amostras do Excel para gerar uma lista de números aleatórios de uma população especificada. Por exemplo, pode-se digitar uma lista de números de um sorteio como a população especificada e dar o comando para que o Excel gere uma lista de cinco números vencedores aleatórios na população. A ferramenta de amostras pode gerar uma amostra aleatória apenas de dados numéricos, mas é possível atribuir um valor diferente a cada número em uma lista numérica para gerar dados ao acaso, como nomes aleatórios de uma lista de participantes de uma conferência.

Instruções

O Excel pode gerar uma lista de números aleatórios a partir de uma lista especificada (Phil Ashley/Lifesize/Getty Images)
  1. Determine a variação dos dados numéricos em uma planilha do Excel em que se quer gerar a amostra aleatória. Por exemplo, gerar uma amostra aleatória dos números 1 até 10 mostrados na primeira coluna, nas células A1 até A10.

    Loading...
  2. Clique na aba "Data" no topo do Excel e clique em "Data Analysis" no grupo "Analysis".

  3. Clique em "Sampling" na lista "Analysis Tools", e então clique em "OK". Isso mostrará uma pequena janela chamada de "Sampling".

  4. Clique no botão de uma seta vermelha, perto da caixa chamada "Input Range" na seção "Input". Isso reduzirá a janela de amostras para uma única coluna, na qual se pode digitar uma variação de dados.

  5. Clique e segure com o botão esquerdo do mouse na célula superior esquerda da variação de dados da qual se quer gerar uma amostra aleatória. Por exemplo, clique e segure com o botão esquerda na célula A1.

  6. Arraste o mouse até a célula inferior direita na variação de dados, e então solte o botão do mouse. Isso mostrará a variação de células que contém a população na janela de amostras. Por exemplo, arraste o mouse até a célula A10 e solte. O Excel mostrará “$A$1:$A$10” na janela de amostras.

  7. Clique no botão de seta vermelha na janela de amostras para expandi-la em seu tamanho original e mostrar as outras opções.

  8. Clique no botão "Random" na seção "Sampling Method" da janela de amostras, e digite o número de amostras que você quer que o Excel gere na caixa intitulada "Number of Samples". Por exemplo, clique no botão "Random" e digite "10" na caixa.

  9. Clique no botão "New Worksheet Ply" na seção "Output options" para dizer ao Excel para colocar sua amostra em uma nova planilha.

  10. Clique em "OK". O Excel gerará uma lista de amostras ao acaso e listará elas em uma coluna em uma nova planilha, com a primeira amostra na célula A1. Nesse exemplo, O Excel listará números aleatórios entre 1 e 10 nas células A1 até A10 em uma nova planilha.

Loading...

Dicas

  • Pode-se também clicar no botão "Output Range" no passo 9 e especificar uma variação na qual se quer que o Excel coloque as amostras aleatórias.
  • É possível atribuir um valor a cada número na população digitando esse valor, como um nome, por exemplo, na célula próxima a cada número.

Aviso

  • Caso não consiga acessar as ferramentas de análise de dados no passo 2, pode ser necessário instalar a "Analysis ToolPak". Clique no botão do Microsoft Office no canto superior esquerdo do Excel. Clique em "Excel Options", e então em "Add-Ins". Selecione "Excel Add-Ins" na caixa "Manage", e então clique em "Go". Selecione "Analysis ToolPak" na caixa "Add-Ins" e clique "OK". O Excel então instalará a ferramenta, que ficará então disponível para uso.

Referências

Loading ...
Loading ...