Quais tipos de exercícios podem ser feitos com TVP na perna?

••• the leg image by Rich Johnson from Fotolia.com

TVP, ou trombose venosa profunda, é um coágulo de sangue (trombo) dentro de uma veia profunda do corpo, muitas vezes, na coxa ou na perna. A TVP pode desenvolver-se após uma cirurgia (particularmente após a substituição de quadril ou do joelho) ou quando se fica sentado por um longo tempo. Se um TVP viajar através do sistema circulatório para o coração ou os pulmões, pode ser uma ameaça à vida. Alguns exercícios são recomendados após o tratamento para trombose venosa profunda e como uma medida preventiva eficaz.

Sintomas

Muitos casos de TVP ocorrem sem sintomas perceptíveis, de acordo com a Clínica Mayo. Quando eles ocorrem, os sintomas de uma trombose venosa profunda na perna incluem: inchaço na perna, pé e tornozelo, vermelhidão, calor e dor. Se for um coágulo no braço, os sintomas incluem inchaço e dor no braço e no pescoço. Se sinais ou sintomas de TVP se desenvolverem, você deve visitar seu médico imediatamente e abster-se de qualquer exercício até que receba o tratamento.

Tratamento

Antes de iniciar qualquer programa de exercícios, é importante tratar a TVP, de acordo com o "American Academy of Orthopaedic Surgeons". Exercitar-se antes do tratamento pode levar à mobilização da TVP. Os tratamentos incluem: medicamentos anticoagulantes para diluir o sangue; medicamentos trombolíticos, como ativador do plasminogênio tecidual para quebrar os coágulos de sangue; filtros implantados cirurgicamente para prevenir os coágulos de viajar através do sistema circulatório e ligaduras de compressão, para evitar inchaço e acúmulo de sangue.

Mobilidade precoce

Uma vez que o paciente TVP foi tratado para desfazer o coágulo e prevenir a formação de outro, é recomendado o exercício. Segundo o "Investigators Against Thrombo Embolism" (INATE), o tempo de recuperação é significativamente reduzido em pacientes que iniciam o exercício imediatamente após o início do tratamento. Eles recomendam exercícios de caminhada lenta nas primeiras 24 horas após o tratamento seguido por caminhadas diárias de médias distâncias, cerca de 600 m a 12.000 m. Cada paciente é diferente e um médico deve ser consultado sobre o exercício pós-TVP caso a caso.

Após a recuperação

Depois de recuperar-se de um episódio de TVP, os pacientes são aconselhados a embarcar em um programa de exercício restaurador e preventivo, de acordo com a Clínica Mayo. Junto com o exercício cardiovascular regular, aconselha-se exercícios na parte inferior da panturrilha e mudanças de estilo de vida para controlar a obesidade e parar de fumar, que são fatores de risco para a doença.

Exercícios e avião

O TVP geralmente se desenvolve durante longos voos de avião, enquanto os passageiros estão relativamente imóveis e submetidos a uma baixa pressão do ar. O "American Council on Exercise" sugere vários exercícios simples que os viajantes podem fazer em seus lugares para impedir o desenvolvimento de TVP. Estes exercícios incluem: virar os tornozelos, elevar os pé, elevar os joelho, dobrar os braços, rolar de ombros, elevar os joelhos até o peito, curvar-se para a frente, alongar a parte superior do corpo, alongamentos de ombro e rolar o pescoço.

Mais recentes

×