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Exercícios para joelho usando faixas elásticas

As faixas elásticas são uma ótima maneira de exercitar-se sem gastar um monte de dinheiro com equipamentos em casa ou frequentar uma academia de ginástica. Com elas, você pode trabalhar quase todos os músculos do seu corpo e exercitar-se em pequenos corredores. As faixas elásticas podem ser usadas para trabalhar na construção muscular das pernas e ajudar no processo de recuperação de lesões no joelho. Elas proporcionam um treino eficaz porque você pode controlar a quantidade de pressão que coloca nos seus músculos.

Uma das melhores formas de prevenir lesões no joelho é não apenas o fortalecimento, mas também a construção de outros músculos ao redor dele (Thinkstock Images/Stockbyte/Getty Images)

Exercícios de reabilitação dos joelhos com faixas elásticas

As faixas elásticas são uma ótima maneira para a reabilitação e fortalecimento do joelho após uma lesão ou cirurgia. Usá-las não coloca tanta pressão sobre o joelho, mas ainda permite ser um bom exercício. É aconselhável fazer os exercícios de reabilitação de duas a três vezes por semana, desde que as atividades não provoquem ou aumentem a quantidade de dor que você sente. Dor normal é esperada depois, mas é importante ter certeza que não está fazendo o seu processo de recuperação piorar. Assim que seu joelho ficar mais forte ao longo do tempo, você pode aumentar o número de repetições e a quantidade de resistência sobre ele.

O primeiro exercício é fazer extensões sentado com a faixa elástica. Comece sentando em uma cadeira ou banco e prendendo um lado da faixa em torno de seu tornozelo, enquanto segura o outro lado pisando nele. A perna com a faixa presa deve estar ligeiramente dobrada. Em seguida, endireite lentamente o joelho até que esteja totalmente estendido e com o joelho e quadríceps tensionados. Tente fazer três séries de 10 repetições, desde que não seja doloroso.

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Exercícios de prevenção de lesão no joelho com faixas elásticas

Uma das melhores formas de prevenir lesões no joelho é não apenas o fortalecimento, mas também a construção de outros músculos ao redor dele. Construir os isquiotibiais, flexores do quadril, quadríceps e panturrilhas é essencial para a segurança de alguém que participa de atividade atlética. Existem inúmeros exercícios usando faixas de elástico que trabalham no fortalecimento tanto do joelho e quanto alguns dos grupos de músculos ao seu redor.

Os exercícios com faixa elástica para os isquiotibiais trabalham a flexibilidade do joelho, assim como o fortalecimento dos músculos isquiotibiais e panturrilha. Comece este exercício prendendo uma das extremidades da faixa em seu tornozelo e a outra em um objeto imóvel. Então deite-se de barriga para baixo com as pernas esticadas. Lentamente, dobre o seu joelho a ponto de que ele quase alcance um ângulo de 90 graus. Faça três séries de 10 repetições e depois tente aumentar a resistência assim que você sentir que está ficando mais forte. Outros exercícios com a faixa elástica, como o levantamento dos flexores do quadril, são ótimos para prevenção de lesões no joelho e também ajudam a construir os músculos ao redor, assim como trabalham a estabilidade e flexibilidade dele.

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Referências

Recursos

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