×
Loading ...

Exercícios de leitura em Língua Inglesa

Estudantes de Inglês precisam adquirir diferentes tipos de habilidades em leitura para alcançar seus objetivos no idioma. Estratégias como leitura geral e leitura para compreensão ajudam estudantes a alcançar uma fluência mais natural em suas leituras e exercícios criativos ajudam a mantê-los motivados.

Use atividades estratégicas de leitura para motivar estudantes de Inglês

Técnicas de leitura: varredura e exploração geral

Estudantes de idiomas normalmente sentem-se intimidados ante alguns parágrafos em Inglês. Ajude-os a superar este medo ensinando primeiramente habilidades que não exigem entendimento ou a leitura de cada palavra do texto. Quando estiver ensinando habilidades de "Skimming" (ou exploração geral) ou "Scanning" (varredura), explique aos alunos que ambas envolvem velocidade e aprender a ler somente palavras importantes. Em "Skimming", os leitores procuram pela ideia principal de um texto, já "Scanning" é a busca por uma informação específica.

Use parágrafos embaralhados. Encontre um artigo escrito ao nível dos alunos e que tenha vários parágrafos de texto. Imprima cópias deixando espaço entre cada parágrafo. Corte-os em pedaços, assim os alunos não poderão identificar imediatamente a ordem de cada parágrafo. Dê a eles o título do artigo e deixe-os tentar organizar os parágrafos na ordem correta. Estabeleça um tempo limite para que os alunos sejam forçados percorrer o texto ao invés de ler palavra por palavra, depois verifique o trabalho dos alunos quando o tempo se esgotar.

As habilidades de "scanning" podem ser ensinadas usando exemplos comuns, como situações de viagens. Crie um horário detalhado para um trem ou avião e um itinerário à parte. Tenha apenas uma ou duas das opções de horários que funcionem com o itinerário de viagem. Dê aos alunos ambos horários, e peça-lhes que encontrem a melhor opção de horário que se encaixe no itinerário que lhes foi dado.

Outra opção é dar aos estudantes vários artigos ou páginas de um jornal. Tendo escolhido previamente um assunto abordado no texto que você deu aos alunos, deixe-os competir para ver quem encontra o assunto primeiro. Esse tipo de leitura dinâmica para encontrar uma palavra ou tópico em particular é uma forma competitiva de ensinar scanning.

Loading...

Compreensão e leitura intensiva

Uma vez que os alunos se sintam confortáveis com as estratégias "skimming" e "scanning" com textos em inglês, eles estarão prontos para outra importante competência de leitura: compreensão e leitura intensiva. Leitura para compreensão vai da compreensão geral para a específica do texto e é uma das competências de leitura mais ensinadas. A leitura intensiva é mais detalhada e precisa.

Para trabalhar com habilidades de compreensão, crie um questionário baseado em um artigo de notícias atuais que exija dos alunos a produção de respostas detalhadas baseadas no texto que leram. Ou dê a eles exercícios com frases faltando vocabulário importante do artigo. Peça-os para preencher os espaços após terminarem a leitura.

A habilidade em leitura intensiva exige a compreensão quase completa do texto. Para ensinar estas habilidades a alunos de nível mais baixo, primeiro você precisará ter certeza de que eles compreendem todo o vocabulário. Alunos mais avançados devem ser capazes de entender qualquer palavra desconhecida do contexto. Esta habilidade de leitura pode ser ensinada em atividades como a leitura de um contrato simples, resolução de problemas matemáticos ou seguir uma receita. Os textos devem estar cheios de detalhes, informações específicas como nomes, lugares e números, para encorajar os alunos a lerem cuidadosamente.

Dê seguimento com algumas atividades de compreensão para ter certeza de que os alunos entenderam o vocabulário e o texto.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...