×
Loading ...

Exercícios oculares para diplopia

A diplopia é um termo médico dado para "visão dupla". Ela pode ocorrer devido a múltiplos fatores, mas os afetados podem ajudar a fortalecer seus olhos e melhorar suas visões realizando exercícios oculares simples diariamente. Essa desordem é causada pelo enfraquecimento ou defeito dos músculos oculares. Esses exercícios para diplopia devem ser o primeiro passo para corrigir o problema, em combinação com a recomendação e a orientação de um oftalmologista, uma vez que ela pode ser causada por outros fatores que devem ser examinados por um profissional.

Olho (eye image by Heidie Mulder from Fotolia.com)

Alternando perto e longe

Melhore e reduza a visão dupla treinando os olhos para alternar adequadamente entre focar objetos que estão perto e longe. Esse exercício ajuda a fortalecer os músculos oculares que controlam o foco. Se você usa óculos, tire-os para realizá-lo. Segure um objeto, como um lápis ou caneta, a aproximadamente 15 centímetros de distância do nariz. Mantenha seu olhar fixo e focado nele por mais ou menos 5 segundos. Depois olhe para alguma coisa que esteja a aproximadamente 6 metros, encarando por uns 5 segundos. Agora, olhe novamente para o objeto perto do seu nariz. Faça esse exercício mais ou menos 20 vezes uma ou duas vezes ao dia para fortalecimento e melhoramento graduais.

Loading...

Utilizando a palma da mão

Alivie a pressão nos olhos várias vezes por dia utilizando a palma da mão. Essa técnica é feita sentado em uma cadeira, com olhos fechados e cada palma da mão colocada gentilmente sobre um olho. Elas devem estar quentes - você pode esfregar suas mãos antes. Depois de algum tempo, retire-as lentamente dos olhos, mantendo-os fechados. Devagar, gire a cabeça, ainda de olhos fechados, e alivie os músculos do pescoço e dos ombros. Agora, aperte seu olhos firmemente enquanto faz círculos com os ombros, levando-os até perto da orelha e mantendo essa posição por vários segundos. Relaxe e abra seus olhos lentamente. Então, pisque repetidamente várias vezes e depois foque em um objeto distante na sala, olhando para ele por aproximadamente 30 segundos. Concentre-se e foque. Depois troque seu olhar para um objeto mais próximo, fixando-o por mais ou menos 15 segundos, piscando rapidamente, se você precisar de ajuda para manter o foco. Repita esse passo várias vezes e, então, mais uma vez coloque a palma das mãos sobre os olhos por um ou dois minutos.

Concentração visual

Para melhorar a concentração visual e ajudar a treinar os olhos para focar em certos objetos, deite-se de costas no chão ou encontre uma posição confortável na cadeira. Feche os olhos e respire pelo estômago por vários minutos para relaxar. Abra-os lentamente e foque em um objeto na sala. Agora, feche-os e continue "vendo" esse objeto em sua mente. Seus olhos devem estar ainda focados nele, mesmo com as pálpebras fechadas. Esse tipo de exercício ajuda o olho a relaxar, e melhora o foco mental e visual.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...