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Exercícios com a tábua de equilíbrio

Tábuas de equilíbrio são úteis não só para treinar seu equilíbrio, mas desenvolver a força do tronco, estabilidade e coordenação motora. Embora seja muito difícil para um iniciante utilizá-la, um usuário normal e saudável pode conseguir se equilibrar numa tábua de baixa inclinação em 10 ou 20 minutos. Quando esse equilíbrio simples for alcançado, o usuário pode completar diversos exercícios, inclusive exercícios que são intensificados pelo uso da tábua.

Equilíbrio

Quando estiver começando a treinar o equilíbrio, primeiro acostume-se aos movimentos da tábua. Para fazer isso, alterne entre três movimentos: balanço de frente para trás, de lado a lado e a rotação circular. Isso fará com que você se acostume à tábua e aos movimentos necessários para manipulá-la.

Quando sentir que tem o controle dos três exercícios, comece a tentar manter o equilíbrio no centro da tábua sem que seu aro toque no chão. Você provavelmente só conseguirá ficar equilibrado por alguns segundos inicialmente, mas com um pouco de treino já será capaz de manter a postura. Se precisar, faça uma inclinação mais baixa para tornar o exercício mais fácil. É possível também ficar próximo a uma parede durante o exercício e usá-la periodicamente para fazer ajustes.

Assim que você conseguir manter seu equilíbrio sem ajuda por 30 segundos, você poderá aumentar a dificuldade arremessando uma bola contra o chão ou uma parede, ficando em pé sobre só um pé e traçando números no ar com o outro pé em posições de ioga.

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Força

Muitos exercícios de força com a tábua de equilíbrio são simples adaptações de outros. Flexões de braço, por exemplo, quando executadas com as duas mãos na tábua treinam o equilíbrio com os braços, ombros e tronco. Você também pode executar abdominais enquanto estiver sentado na tábua, o que treinará os abdominais oblíquos enquanto você tenta manter o equilíbrio durante o exercício. Manter uma posição de tábua, em que seus pés sejam colocados no centro da tábua, com os antebraços no chão, exercitará os oblíquos abdominais e os músculos inferiores do abdômen. Executar agachamentos na prancha ajuda a incorporar exercícios de equilíbrio com uma perna e com o tronco. Mergulhos com o tríceps se tornam mais difíceis com a tábua e trabalharão os músculos estabilizadores menores no seu braço, além dos próprios tríceps.

A variedade de exercícios de força que pode ser executada numa tábua de equilíbrio garante que se tenha muito o que fazer em qualquer nível de dificuldade, já que a capacidade de ajuste da inclinação em muitas tábuas é ótima para o controle da intensidade dos exercícios. Quase qualquer rotina de exercícios pode ser adaptada à sua tábua, mas sua adição normalmente torna o exercício mais difícil e aumenta a sua probabilidade de cair, o que torna os exercícios com pesos uma ideia não muito atraente.

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Referências

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