×
Loading ...

Experiências científicas com tubos de ensaio para crianças

As experiências ficam interessantes e mais divertidas quando você usa equipamentos reais de laboratório, como tubos de ensaio. Você pode usar tubos de ensaio de plástico ou de vidro, mas os de plástico são geralmente mais seguros. Antes de tentar qualquer experiência, verifique com os pais ou outro adulto. Sempre use óculos de segurança, siga as instruções e limpe tudo quando tiver terminado. Considere organizar uma festa de "cientista louco" com os seus amigos e realize experiências científicas com tubos de ensaio no seu "laboratório".

Conduza algumas experiências usando tubos de ensaio (Digital Vision/Digital Vision/Getty Images)

Fazer bolhas de hidrogênio

Você precisa de um tubo de ensaio, prego de ferro, lixa, vinagre, régua e uma prateleira de tubo de ensaio. Adicione 5 cm de vinagre no tubo de ensaio. Coloque o tubo no suporte. Como alternativa, use um montinho de massa de modelar com um furo no meio para acomodar o tubo. Lixe a ponta do prego para obter uma superfície limpa. Coloque o prego, com o lado da ponta para baixo, no tubo de ensaio e deixe-o descansar por alguns minutos. As bolhas que você verá se formando perto dele são bolhas de hidrogênio.

Loading...

Arco-íris em um tubo de ensaio

Prepare as seguintes soluções, uma por frasco com o seu próprio conta-gotas: 100 ml de água misturada com corante vermelho, 15 ml de água com 5 ml de álcool etílico e corante amarelo; 10 ml de água com 10 ml de álcool etílico e corante verde, 5 ml de água com 15 ml de álcool etílico e corante azul e 20 ml de álcool etílico, transparente ou tingido de roxo. Derrame cinco gotas de uma solução em um tubo de ensaio de 10 mm. Adicione cinco gotas de uma outra solução, deixando as gotas correrem para baixo no interior do tubo. Descubra a ordem de densidade de todas as cinco soluções. Se uma camada superior for mais densa do que a camada logo abaixo, ela se misturará com a camada inferior ou terão uma fronteira indistinta. Lave o tubo de ensaio e comece de novo. Através de um processo de eliminação, você encontrará a ordem certa para um belo arco-íris.

Indicador de repolho

Pique alguns repolhos roxos em pedaços pequenos e coloque-os em uma tigela no micro-ondas, cubra o repolho com água e esquente-o até a água ferver e ficar com uma tonalidade roxa escura. Isso levará alguns minutos, mas não exagere, pois o pigmento desaparecerá. Deixe o recipiente esfriar. Despeje a água roxa através de um filtro em outra tigela e descarte o repolho. Agora você pode testar se uma substância, como suco de laranja, leite ou sabão em pó, é um ácido ou base. Despeje 2,5 cm do indicador em um tubo de ensaio e adicione três gotas da substância de ensaio. Ácidos farão o indicador ficar rosa.

Inflar um balão com um tubo de ensaio

Usando um funil, coloque uma colher de bicarbonato de sódio em um balão de tamanho médio. Adicione 60 ml de vinagre no tubo de ensaio. Estique a boca do balão ao longo da borda do tubo de ensaio, deixando o restante do balão pender sobre o lado, de modo que o bicarbonato de sódio permaneça dentro dele. Quando você estiver pronto para inflá-lo, endireite-o para que o bicarbonato de sódio caia dentro do tubo de ensaio. Quando as duas substâncias se misturam, produzem oxigênio, e isso inflará o balão.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...