×
Loading ...

Experiências de cromatografia de plantas para crianças

A cromatografia é uma técnica química que separa diferentes pigmentos coloridos de um objeto. Esse processo pode ser usado para determinar quais pigmentos estão presentes nas plantas além da clorofila de cor verde que costuma ser associada a elas. Todas as plantas possuem diferentes pigmentos presentes em diferentes quantidades. Experiências de cromatografia são fáceis de fazer, e os resultados são vistos de forma muito rápida.

Os pigmentos de cor amarela são produzidos por carotenoides na folha (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Comparando plantas

Reúna folhas de diferentes plantas encontradas na região. Selecione folhas de árvores, arbustos, flores e gramas para comparar na sala de aula. Deixe os alunos completarem a experiência. Corte as folhas em pedaços pequenos e coloque-as em um recipiente. Coloque uma pequena quantidade de acetona por cima das folhas e triture-as ainda mais até quase virarem uma pasta. Insira uma tira de papel mata-borrão, que pode ser encontrado em lojas de materiais para professores, ou de filtro de café. O papel deve encostar nas folhas apenas de leve. As cores subirão pelo papel. Compare as cores de "antes" das folhas e os pigmentos encontrados no papel.

Loading...

Folhas de outono

Compare a cromatografia das folhas da mesma árvore durante o outono. Escolha folhas que ainda estejam verdes e compare-as a folhas que mudaram de cor. Complete a experiência de cromatografia para ver se os pigmentos presentes na folha verde são os mesmos que os presentes na folha de outono. Discuta sobre como, conforme as temperaturas de outono caem, a planta produz cada vez menos clorofila até que esta finalmente seja toda destruída dentro da folha. Outros pigmentos ainda presentes são o motivo pelo qual as folhas mudam de cor.

Partes diferentes

Esta experiência mostra se os resultados da cromatografia de diferentes partes de uma mesma planta são os mesmos. Escolha uma planta, como uma flor cujas folhas e hastes possam ser testadas. Outra opção é escolher folhas de diferentes seções da mesma árvore para ver se todas possuem os mesmos padrões de cromatografia. Os alunos completam as experiências de cromatografia e explicam seus resultados. Por exemplo, se um lado de uma árvore recebe mais luz, o resultado da cromatografia será um pouco diferente em relação ao do lado que recebe menos.

Frutas e flores

Complete experiências de cromatografia nas folhas, flores e frutas de uma árvore. Compare os resultados da cromatografia para ver quais cores são as mais proeminentes em todas as três experiências. Explique como a cromatografia da flor e da fruta se comparam. Faça uma lista de diferentes pigmentos, como carotenoides e antocianinas, e peça para os alunos discutirem quais estão presentes nas folhas, flores e frutas de uma árvore.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...