Como saber se uma romã está madura?
Sarah Vantassel/Demand Media
Romãs são frutos versáteis usados em uma variedade de sucos, geleias e molhos. Esta fruta suculenta é também uma opção para comer pura ou usar para dar sabor na sobremesa ou vinho. Se quiser escolher romãs, saber o que procurar é essencial. Evite escolher uma que esteja pouco ou muito madura, observando com cuidado.
Step 1
Sarah Vantassel/Demand Media
Avalie a cor e o estado da casca. Romãs maduras variam de rosa escuro ao vermelho intenso, e apresentam uma casca brilhante, sem fendas ou manchas. As não maduras têm a pele mais clara, podendo até mesmo parecer verde ou amarelo. As romãs muito maduras têm cascas mais escuras e muitas vezes contêm fendas e manchas.
Step 2
Verifique o tamanho e o peso. Tenha em mente que romãs maduras são geralmente do tamanho de bolas de beisebol, enquanto as não maduras são menores. Coloque uma romã de condição desconhecida em seu braço estendido e com a palma aberta. Aperte a fruta gentilmente, enquanto levanta e abaixa o braço duas a três vezes para avaliar o peso. Repita esse processo com uma romã verde para comparar. Frutas maduras são mais pesadas, pois contêm mais suco e sementes maiores.
Step 3
Sarah Vantassel/Demand Media
Ouça o som que a romã faz ao bater de leve. Segure-a em uma das mãos e, com o dedo indicador, bata na casca de duas a três vezes. As maduras produzem um barulho "metálico", devido à grande quantidade de suco no interior da fruta. As romãs verdes fazem um som oco, enquanto as maduras demais produzem barulhos suaves e podem marcar ao ser batidas.
- A maturação de uma romã afeta o sabor da fruta. As verdes podem ter sementes mais duras e azedas, enquanto que as maduras demais apresentam sementes mais doces e moles.
- Sarah Vantassel/Demand Media