×
Loading ...

Experimentos fáceis para feiras de ciência para crianças sobre germes

Os germes são organismos vivos que causam doenças e infecções. Seus quatro tipos principais são bactérias, vírus, fungos e protozoários. Eles afetam não somente seres humanos, mas também plantas e animais. Experimentos para feiras de ciência para crianças sobre germes podem ser focados na lavagem das mãos, transferência de germes, fazer esses seres brilharem, experimentos com comida ou como matá-los.

Muitos germes são invisíveis a olho nu (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Lavando as mãos

Pesquise um certo número de pessoas sobre com que frequência elas lavam as mãos, e inclusive peça que mostrem como elas o fazem. Determine se elas lavam as mãos adequadamente e se utilizam antissépticos. Descubra com qual frequência elas adoecem durante o ano. Determine se a frequência e o tempo que elas levam para lavar as mãos afetam na quantidade de vezes que adoecem.

Loading...

Cadeia de germes

Peça que uma pessoa coloque as mãos em alguma substância, como farinha molhada, que pode ser lavada. Os alunos deverão apertar as mãos uns dos outros e ver a quantidade de farinha que passa de uma mão para a outra. Debata sobre como a mesma coisa ocorre quando os germes são transferidos por apertos de mão, por objetos, ao se tocar em uma mesa ou em outras atividades feitas ao longo do dia.

Fazendo os germes brilharem

Você pode fazer os germes brilharem de forma a ensinar crianças e adultos sobre higiene. Este pode ser um tema difícil de ser ensinado pois os germes são normalmente invisíveis, mas a luz negra e um pouco de loção podem torná-los visíveis. Espalhe a loção para germes nas mãos das crianças, incluindo a parte de trás, a palma e as unhas. As crianças e os pais podem iluminar as mãos com uma luz negra para ver quais áreas brilham; estes são os germes. As crianças podem também lavar as mãos e aplicar a loção novamente para ver o que acontece. Escolas, departamentos de saúde e hospitais geralmente utilizam luz negra para enxergar esses microrganismos.

Como alternativa, você pode utilizar loção de brilho para germes, que, quando esfregada, simulam a quantidade de germes nas mãos ou em outras áreas.

Experimentos em comida

Pegue pedaços de pão, batatas ou algum outro alimento e coloque-os em pacotes de sanduíche. Coloque os pacotes em lugares diferentes, como uma caixa preta, algum lugar onde eles seriam estocados em temperatura ambiente, um refrigerador ou outras áreas. Analise os pacotes ao longo de uma semana, percebendo quaisquer mudanças durante este período. Após uma semana, pegue os pacotes e examine-os para determinar a maior proliferação. Os germes que se procriam em comidas aparecem em forma de mofo. Os germes se multiplicaram tanto ao longo da semana que agora estão visíveis.

Luz ultravioleta

Hospitais e departamentos de tratamento de esgoto utilizam luz ultravioleta para matar os germes. Um experimento de ciência pode demonstrar os germes sendo mortos pela luz ultravioleta, inclusive mostrando que nem todos eles podem ser mortos desta forma.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...