×
Loading ...

Experimentos de pH em líquidos caseiros

A medida científica do pH é um número que os químicos aplicam às substâncias dependendo do quão ácidas ou alcalinas elas são. Relacionado ao conceito de pH está a quantidade de íons de hidrogênio (H+) ou hidróxido (OH-) que uma substância libera em líquidos. Um produto químico caseiro com muitos íons de hidrogênio livres é ácido, e um que produz íons hidróxido é básico. A escala de pH vai de 0 a 14, com a substância mais ácida em 0 e a mais alcalina em 14. Uma substância muito comum, a água, tem o pH por volta de 7, e não é nem ácida nem básica

O suco de limão é ácido (Photos.com/AbleStock.com/Getty Images)

líquidos adequados

Cada líquidos possui um pH, então muitos líquidos diferentes em casa podem ter seu pH testado. Alguns produtos químicos caseiros como a amônia são perigosos de se manusear, então um adulto deve supervisionar o experimento. Todos devem usar óculos de segurança durante o experimento. Alternativamente, produtos alimentícios, como são comestíveis, são mais seguros para as crianças fazerem experimentos, então os adultos podem limitar esses produtos às crianças. Exemplos de líquidos ácidos incluem suco de limão, com um pH de 2; vinagre, com um pH de 3 e refrigerantes de cola, também com um pH de 3. O café preto tem um pH de 5. A água é neutra. Os líquidos alcalinos incluem bicarbonato de sódio em água (pH por volta de 9), limpador de fornos (pH 13) e amônia (pH 11).

Loading...

Materiais

De acordo com a U.S. Environmental Protection Agency, uma boa forma de testar o pH de líquidos comuns é um kit de teste de pH de solos. Pode-se comprar um kit desses em lojas de produtos agrícolas. Esses kits podem medir variações de pH entre 4 e 10. Alternativamente, você pode comprar tirar de teste de pH em uma loja de materiais de laboratório. Só é necessário mergulhar uma tira de papel de pH no líquido para fazer o teste. Uma escala de pH é simples e precisa. Você pode precisar obter esses kits no laboratório da escola ou comprar em uma loja de materiais de laboratório. Essas escalas mostram um resultado de pH preciso quando você mergulha o papel no líquido.

Teste de pH caseiro

Como uma alternativa ao teste de pH comercial, você pode fazer seu próprio indicador de pH para o experimento. Os papeis de pH funcionam no princípio de que o papel muda de cor dependendo da acidez ou basicidade do líquido, o que também se aplica a indicadores líquidos. Se você ferver repolho roxo picado em água por meia hora, o líquido roxo resultante age como um indicador da mesma forma. Tiras de papelão branco mergulhadas nesse líquido por meia hora e secadas funcionam da mesma forma que o papel comercial. O ácido torna o papel vermelho, e um composto básico faz a substância ficar verde.

Métodos de preparação

Para as tiras de papel de teste, você só precisa colocar uma ponta da fita no líquido esperar que a ponta molhada mude de cor. Os kits de teste de pH de solos exigem que você misture a solução de teste com a solução de pH e espere por uma mudança de cor. Para um teste mais aprofundado, as crianças podem testar várias marcas ou formas de cada líquido caseiro, como diferentes tipos de refrigerante, para ver se elas diferem no pH entre si.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...