×
Loading ...

Como expressar uma fração como um decimal e como porcentagem

A matemática básica compreende frações e o cálculo de porcentagens. A mudança de frações para porcentagem é um procedimento simples, uma vez que a matemática envolvida é entendida. Para muitas frações simples, suas porcentagens correspondentes são fáceis de recordar. Uma das chaves para converter frações em porcentagens e decimais é entender o que é uma fração e o que ela representa.

Instruções

Frações convertidas em decimais e porcentagens (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Escreva a fração e aprenda a relação dos seus elementos. A fração é um meio de mostrar a razão entre dois números, bem como mostrar partes de um grupo maior.

    Por exemplo, a fração 3/4 é a razão entre 3 e quatro. Essa fração também simboliza 3 partes em cada 4. Vamos tomar como exemplo o dólar: um dólar é constituído de 100 centavos. Ao calcular 3/4 de um dólar, dividimos o mesmo em 4 partes iguais, sendo cada uma de 25 centavos. Três quartos então constituem 75 centavos. Isso significa então que 3/4 de dólar é igual a 75 centavos. Matematicamente, você esta dividindo os 100 centavos pelo número no denominador da fração, ou seja, o número 4. Essa resposta é então multiplicada pelo numerador, o número 3, para então obtermos 75 centavos. Sempre lembre-se de dividir pelo número na parte inferior da fração (denominador) e multiplicar pelo número superior da fração (numerador).

    Loading...
  2. Escreva agora a fração como decimal. Divida o numerador pelo denominador, ou seja, o número na parte superior da fração pelo número na parte inferior. Para a fração 2/5, por exemplo, divida 2 por 5, obtendo-se assim 0,4 -- a quantidade equivalente, escrita como decimal.

    Para frações próprias, ou seja, aquelas que o valor da divisão é menor que um, o numerador é sempre menor que o denominador. Isso significa que, ao realizar a divisão, você insere uma vírgula à direita do menor número e acrescenta um zero ao mesmo. No caso, teremos 2,0 dividido por 5, tendo como resultado 0,4. Se a fração for um número misto ou uma fração imprópria, então o resultado será maior do que um. Outro exemplo seria 12/5 equivalendo a 2,4, com o número inteiro à esquerda da vírgula e dividindo a fração. A fração imprópria 15/4, quando dividida, resulta em 3,75 (15 é dividido por 4 e resulta em 3, com resto também 3, que é então dividido por quatro e resulta em 0,75). Use um papel e um lápis para esboçar a divisão e aprender o processo. Uma calculadora só ajudará se você entender o processo matemático envolvido.

  3. Mude agora o decimal para uma porcentagem. Porcentagens mostram partes de 100, o que significa que 30 %, por exemplo, equivale a 30 partes de cada 100. Quando falamos de 30 % de uma maçã, significa que se a maçã fosse dividida em 100 partes iguais, 30 % do total de partes equivaleria a 30 pedaços. Para transformar um decimal em uma porcentagem, mova o ponto decimal duas casas à direita. Assumindo os exemplos anteriores, 0,75 equivale a 75 % e 0,4 equivale a 40 %. Quando temos menos de 2 dígitos à direita da vírgula em modo decimal, devemos então adicionar zeros à direita do número em seu formato de porcentagem. O número 3,75, por exemplo, é igual à 375 %, ou seja, a fração 15/4 é igual a 375 %

  4. Atenção com dízimas periódicas. Algumas frações resultam em resultados cujos decimais não têm fim. O exemplo simples disso é 1/3. Quando dividimos 1 por 3, a resposta é uma fileira infinita de números 3. A resposta é utilizar-se do último decimal necessário e arredondar o número mais próximo. No caso da porcentagem, a parte mais próxima de um centésimo resulta em 0,33, que é igual a 33 %. A fração 2/3 resulta na dízima 0,6666. Quando dividimos e arredondamos, a mesma pode ser expressa como aproximadamente 0,67, ou 67 %.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...