×
Loading ...

Faça você mesmo: cortinas de rolo

As cortinas de rolo são muito eficientes para cobrir suas janelas, uma vez que impedem a penetração de luz e proporcionam muita privacidade. Contudo, são sem graça e feias. Você pode fazer cortinas de rolo comprando kits em qualquer loja de material de construção ou decorá-las com tecido ou pintura acrílica. Os resultados, geralmente, são muito mais atraentes do que os modelos antigos.

Saiba como valorizar o visual da sua cortina de rolo (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)

Materiais

Além do seu kit de cortina, talvez seja necessárias engrenagens, que permitam subir e descer facilmente o acessório. De acordo com a Drapery Sewing Supplies, colocar um retentor de corda na parte de baixo da corrente, garante a segurança de seus filhos. Se você não é bom em costura, compre kits que permitam a colagem de tecidos na sua cortina. A maioria delas se fixa na estrutura interna, mas algumas se prendem nos suportes que cobrem a guarnição. Determine onde você deseja posicionar o acessório e meça a janela longitudinalmente e acrescente cerca de 30 cm. Meça a largura, adicionando alguns centímetros às medidas, segundo o site de Matt e Shari. Esses números extras permitem que você corte o tecido conforme as medidas da sua cortina de rolo, deixando a sobra para um acabamento, se necessário.

Loading...

Colocando tecido

Escolha qualquer material que você queira colocar em sua cortina de rolo e as devidas interfaces. Uma boa ideia é se manter longe dos tecidos pesados, já que eles podem se amontoar. Se optar por um material simples, cole-o na cortina ao invés de costurá-lo. Esses materiais mais simples tendem a desgastar e rasgar. Coloque o lado revestido da interface no avesso do seu tecido. Comece a passar do centro para as bordas. Passe-o com ferro em ambos os lados. Outro truque têxtil é selar as bordas (com um selador vendido em lojas especializadas) ao invés de costurá-las, para evitar que esgarcem. Adicione ripas de madeira ao seu tecido fazendo a barra ou alinhavando a parte de baixo dele e grampeando na parte de cima do rolo da cortina.

Pintando

Uma alternativa à colocação do tecido é a pintura acrílica. Desenrole a cortina até o máximo de seu comprimento e pinte-a. Utilize sua imaginação para criar efeitos diferentes como tinta espirrada, listras ou qualquer outra pintura decorativa do seu gosto. É possível usar estêncil de flores ou qualquer outra decoração natural. Decidindo pelo tecido ou pela pintura, uma forma de fazer um acabamento bonito é através da adição de faixas ou barbicachos na parte inferior do seu acessório. Uma vez terminada, instale a cortina na sua janela e veja a diferença que a sua customização caseira provocará no restante da decoração da sala.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...