Faça você mesmo: instruções para fabricar uma cama retrátil

••• door elegant image by Madera from Fotolia.com

Uma cama retrátil, também conhecida como cama dentro do armário, é uma ideia de mobília que poupa espaço e tem vantagens diferentes das mobílias convencionais. A cama pode ser dobrada para cima, gerando espaço no cômodo para entretenimento, trabalho ou passa-tempos. Fabrique uma cama retrátil por uma fração do custo de comprar uma.

Preparação

Passo 1

lumber 1 image by jimcox40 from Fotolia.com

Corte duas pranchas de 5 cm x 10 cm em 2,15 m (esses serão os lados da moldura da cama). Corte duas pranchas de 5 cm por 8 cm em 1,55 m (esses serão a cabeceira e o pé da moldura da cama).

Passo 2

Corte a prancha de 5 cm x 30 cm em 1,55 m (esse será o suporte da cabeceira da cama). Corte a prancha de 2,5 cm por 15 cm em 1,62 m. Corte cada chapa de compensado até a medida de 1,07 m x 1,62 m.

Passo 3

Corte o pé da cama na prancha de 5 cm x 15 cm. Corte cada peça com 25 cm de comprimento.

Passo 4

Lixe cada peça de madeira para amaciar. Retire a poeira.

Montagem

Passo 1

Monte as pranchas de 5 cm x 10 cm para fazer a moldura para o colchão. As pranchas do topo e da base ficam dentro das laterais. Coloque dois parafusos em cada junção de cantos. Você deve ter um retângulo de pranchas de 5 cm x 10 cm.

Passo 2

construction ,measuring image by Greg Pickens from Fotolia.com

Posicione uma das peças de compensado na moldura, alinhando com a borda superior. Coloque parafusos de 5 cm através do compensado até as pranchas de 5 cm x 10 cm a cada 15 cm ao redor da moldura. Posicione a segunda peça de compensado e aparafuse no lugar.

Passo 3

Aparafuse uma prancha de 2,5 cm x 15 cm ao compensado para que cubra a linha onde as duas peças se encontram. Isso adiciona estabilidade e esconde a junção.

Passo 4

Vira a peça inteira ao contrário e instale os grampos planos. Espace-os igualmente por toda a largura da cama e aparafuse usando parafusos de 1,25 cm.

Passo 5

Aparafuse duas das pranchas de 20 cm x 5 cm x 15 cm juntas para fazer o pé da cama. Coloque quatro parafusos de 7,5 cm de comprimento no bloco, vire ao contrário e coloque mais quatro pelo outro lado. Repita para fazer mais um (você deve ter quatro dessas peças sobrando).

Passo 6

Prenda os quatro pés da cama sobrando à prancha de 5 cm x 30 cm. Espace-os igualmente ao longo dela, com dois nas bordas externas, e marque as localizações com o lápis e o escalímetro. Aperte parafusos de 7,5 cm ao longo do topo da prancha de 5 cm x 30 cm com as peças de 5 cm x 15 cm.

Passo 7

Prenda o bloco dos pés com dobradiças à borda da base, pra que quando estiver em uso, alinhem com o extremo da cama. Quando a cama está dobrada pra cima, elas dobrarão para baixo para que os pés fiquem paralelos contra a cama.

Instalação

Passo 1

Localize as vigas onde a cama ficará e marque a localizações.

Passo 2

Mova a peça suporte da cabeceira (a prancha de 5 cm x 30 cm e seu pé) contra a parede. Use os grampos grandes em L para prender a peça suporte às vigas da parede. Coloque parafusos de 7,5 cm nas vigas e parafusos de 2,5 cm na prancha de 5 cm x 30 cm.

Passo 3

Prenda as dobradiças da porta à peça suporte. Deixe-as abertas.

Passo 4

Erga a moldura da cama em direção à peça suporte, para que fique em pé contra a parede, se apoiando nele. Prenda o outro lado das dobradiças à moldura da cama com parafusos de 1,25 cm no compensado e parafusos maiores nas pranchas de 5 cm x 10 cm.

Passo 5

Coloque os pinos que segurarão a cama em posição vertical. Para isso, faça um furo em cada prateleira próxima ao topo, no lado que toca a cama. Quando esta estiver dobrada, os pinos voltarão ao lugar e a cama ficará na posição vertical.

Mais recentes

×