Como fazer a sua própria bicama

••• Ableimages/Photodisc/Getty Images

Uma cama box é uma das formas mais simples de se fazer bicamas, havendo duas opções de design principal na construção: você pode ter o colchão dentro da cama box ou, ainda, sobre ela, e ambas as opções são fáceis de fazer em casa se você tiver um conhecimento básico de furar e parafusar. Se você tiver um grosso colchão de mola e gostaria que a cama box ainda assim permanecesse baixa, o design in-box (quando o colchão fica dentro da estrutura da cama) é ideal para você. Se o seu colchão for mais fino e precisar estar um pouco mais elevado, escolha o design on-box (o colchão fica sobre a estrutura da cama).

Design in-box

Passo 1

Coloque as placas de 5 x 25 cm com 190 e 135 cm de comprimento em um retângulo — com as extremidades das primeiras encostando na borda interior das segundas para formar ângulos de 90º.

Passo 2

Parafuse as juntas com parafusos de 7,5 cm, um a cada 5 cm ao longo de cada junta.

Passo 3

Insira duas cantoneiras no interior de cada canto da cama, 2,5 cm da parte inferior e da superior, e parafuse-as com parafusos de madeira de 4,4 cm.

Passo 4

Preencha a quaisquer furos visíveis com a massa e deixe-a secar. Em seguida, lixe a cama antes de pintar e envernizar como desejado.

Design on-box

Passo 1

Faça a cama box como você fez para a cama in-box, deixando o lixamento e a pintura para mais tarde.

Passo 2

Coloque uma placa de 5 x 20 x 99 cm ao longo do centro da cama box para o estrado, de modo que divida o comprimento de 190 cm ao meio — deverão haver 5 cm entre o topo dessa placa e a borda da cama box. Parafuse-o no lugar com um parafuso de madeira de 7,5 cm a cada 5 cm.

Passo 3

Escolha duas placas de 5 x 20 x 92,7 cm e coloque-as perpendicularmente ao estrado central que você acabou de pregar na cama box, espaçando-as igualmente antes de parafusá-las no lugar como você fez com o estrado central.

Passo 4

Insira outro estrado de 92,7 cm no centro da outra metade da cama e parafuse-o no lugar.

Passo 5

Preencha a quaisquer furos visíveis com massa e deixe-a secar. Em seguida, lixe e envernize ou pinte como desejado e, quando estiver seco, encaixe um compensado de madeira sobre o estrado e coloque o colchão sobre ele.

Mais recentes

×