Faça seu próprio pedal de expressão

••• PhotoObjects.net/PhotoObjects.net/Getty Images

Os efeitos de guitarra são compostos por várias características tonais. Na maioria dos casos, pode-se ajustar estas características alterando os parâmetros do efeito. Por exemplo, é possível aumentar a intensidade de um efeito "chorus" ajustando a marcação profundidade. Um pedal de expressão permite aumentar e diminuir a intensidade de um efeito com os pés. O botão de um pedal de expressão está ligada a um potenciômetro. A posição do potenciômetro determina a intensidade do efeito. Uma aplicação comum do pedal de expressão são os efeitos de "wah" e de volume. Fazer seu próprio pedal lhe dará maior espaço para a personalização.

Passo 1

Adquira suas peças. Há duas maneiras de fazer isso. Você pode adquirir o gabinete do pedal, a placa de circuito, o potenciômetro, correia dentada e componentes da placa de circuito separadamente ou como parte de um único kit. A vantagem deste último método é que as peças vêm nas medidas certas e são compatíveis entre si.

Passo 2

Faça um código de cores do esquema. O esquema vem com suas peças. Ele ilustra o layout do circuito e a relação entre cada componente da placa-montado. Use um conjunto de canetas coloridas para codificar as peças que aparecem no esquema com os componentes correspondentes e os locais de espera na placa de circuito impresso virgem.

Passo 3

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Preencha a placa de circuito impresso. Encaixe cada componente em seu local de espera na placa de circuito impresso virgem. Comece com os capacitores, depois os diodos, resistores, transistores, o transformador e o potenciômetro. Use o esquema de cores codificadas como uma referência. Encaixe cada componente no seu local de espera, com força suficiente para que os pinos de ligação atravessem o outro lado.

Passo 4

Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images

Vire a placa de circuito ao contrario e empurre cada pino conector plano contra a tira de metal condutor que se estende ao longo da base da placa. Coloque uma pequena quantidade de solda na ponta do ferro de soldar e pressione sua ponta contra o pino conector e a tira de metal em cada componente por vez. A junta de solda funde o pino conector à tira condutora.

Passo 5

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Parafuse o circuito totalmente preenchido e conectado nos furos de montagem pré-perfurados na base da metade inferior do gabinete do pedal usando uma chave Phillips e quatro parafusos.

Passo 6

Conecte a ponta serrilhada da correia dentada no potenciômetro. Prenda os dentes da correia no lado serrilhado do potenciômetro. A Correia ajusta a posição do potenciômetro, que, por sua vez, regula a intensidade do efeito.

Passo 7

Coloque as peças no gabinete montado. Monte um conector P10 em cada um dos dois furos pré-cortados na metade superior do gabinete do pedal. Cole o cabo da bateria no espaço vazio na base do chassi acima da placa de circuito. Solde o fio de alimentação entre o terminal de saída do conector de entrada e o orifício na placa em frente da resistência mais próxima. Solde um pedaço de fio de energia entre o conector de saída e um orifício diretamente atrás no resistor mais próximo.

Passo 8

Coloque uma fina camada de cola sobre a extremidade não serrilhada da correia dentada.

Passo 9

Encaixe uma bateria de nove volts no cabo de bateria. Coloque a metade superior do gabinete do pedal. A parte inferior do pedal caberá sobre a extremidade não serrilhada da correia dentada. Deixe a cola secar durante a noite antes de usar.

Mais recentes

×