Faça você mesmo um reparo na costura do sapato

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Se o couro ou a lona do seu sapato estiver inteiro, mas sua costura estiver rasgada, tente consertá-lo. Se você souber usar linha e agulha, é possível fazer uma costura à mão tão resistente quanto uma feita em máquina de costura. Você vai usar um tubo de linha grossa de 5 metros, disponível em lojas de tecidos e de estofados, uma agulha para couro e um gancho ou uma agulha curvada. Você também pode querer usar um dedal para não machucar as pontas dos dedos.

Passo 1

Passe a linha na agulha, amarre as duas pontas da linha com um nó e corte as pontas soltas.

Passo 2

Separe as peças do sapato nas quais o buraco está localizado, retirando suavemente a parte de cima. Não puxe com força, pois isso vai aumentar a parte rasgada no sapato.

Passo 3

Deslize a ponta da agulha entre as camadas e empurre-a através do primeiro buraco aberto na parte de cima. Puxe a agulha e alinha completamente até o nó ficar encostado no sapato de couro ou de lona. Não puxe até o nó sair pelo buraco.

Passo 4

Empurre a agulha para baixo através do buraco seguinte, desta vez passando tanto na camada de cima quanto na de baixo do sapato. Se quando você estiver empurrando a agulha seu dedo doer, use um dedal. Puxe a agulha através dos buracos originais da costura. Se seus dedos não couberem dentro do sapato, utilize um alicate de bico para segurar a agulha.

Passo 5

Trabalhe em toda a extensão da área danificada, fazendo com um ponto corrido ou um ponto reto. Fixe com firmeza a costura na extremidade da fenda por meio de três pontos, um em cima do outro, no interior do sapato.

Mais recentes

×