×
Loading ...

Como faço para estimular meus periquitos a acasalarem?

Os periquitos são aves gregárias de pequeno porte e são animais de estimação populares. A reprodução dos periquitos exige tempo e atenção. A periquita pode ficar com o ovo entalado e precisar de acompanhamento durante todo o processo de criação, pois os filhotes de periquitos podem precisar de cuidados especiais. Você deve ter experiência com pássaros antes de tentar reproduzi-los e estar disponível a acompanhar a situação durante todo o processo. Com habitação e ambiente adequados, essas aves são relativamente fáceis de reproduzir. Há alguns passos que você pode seguir para incentivar um casal de periquitos a acasalar.

Instruções

Os periquitos são aves de bando, sendo assim, geralmente é necessário ter mais de dois para ter uma reprodução bem sucedida (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Certifique-se de que seus pássaros tenham idade suficiente para acasalar. As aves devem ter pelo menos 1 ano para se reproduzirem.

    Loading...
  2. Forneça uma gaiola grande. Um casal reprodutor precisará de uma gaiola grande o suficiente para que sejam ativos e voem — no mínimo 60 x 45 x 45 cm. A gaiola tem de ser grande o suficiente para acomodar até cinco passarinhos no final do processo de reprodução. Quanto maior for, melhor será a reprodução das aves.

  3. Anexe uma caixa de nidificação na gaiola, que pode ser encontrada em vários modelos nas lojas de animais. Colocar uma caixa de nidificação na gaiola em época de reprodução estimula os periquitos a se acasalarem. A reprodução bem sucedida é praticamente impossível se não houver uma caixa como essa.

  4. Forneça iluminação fluorescente para estimular a reprodução. Aumente gradualmente o período de tempo que as aves são expostas à luz durante o dia, por algumas semanas. Os periquitos precisam de pelo menos 13 horas de luz por dia para serem estimulados a procriar.

  5. Preste atenção aos sinais de que as aves estão em condições para se reproduzir. Os pássaros ficarão extremamente ativos, começarão a rasgar o jornal no fundo da gaiola, alimentarão o parceiro ou tocarão os poleiros com os bicos. Tanto o macho quanto a fêmea devem estar em condições de reprodução para que o acasalamento ocorra.

  6. Adquira outro casal de pássaros. Se estiver com dificuldade de fazer um casal se reproduzir, arrume outro. Os periquitos são aves de bando, e muitas vezes um único casal não acasalará. Ouvir outras aves nas proximidades irá estimulá-los a acasalar.

  7. Coloque o casal novo em uma gaiola separada. Os periquitos preferem gaiolas separadas para a reprodução.

Loading...

O que você precisa

  • Gaiola grande
  • Caixa de nidificação
  • Iluminação fluorescente
  • Outro casal de periquitos

Referências

Loading ...
Loading ...