Como cuidar de filhotes de esquilo

•••

Cuidar de um esquilo bebê que caiu no pé de uma árvore é um instinto natural, mas pode ser que ele não precise de sua ajuda. O mais provável é que a mamãe esquilo leve seu filhote de volta ao ninho. Uma mãe esquilo irá voltar para buscar seu filhote mesmo que ele tenha odor de humanos impregnado nele. No entanto, monitore o bebê esquilo por algumas horas e, se a mãe não voltar, então você poderá resgatá-lo.

Cuidados necessários para os filhotes de esquilo

Passo 1

hot water bottle image by Sarah J Duckfield from Fotolia.com

Coloque o filhote de esquilo cuidadosamente num cobertor e leve-o para sua casa. Examine-o para se certificar de que ele não tem ferimentos. Já que o esquilo está longe de sua mãe, provavelmente estará com frio e desidratado. Use uma almofada com aquecimento elétrico ou uma bolsa de água quente para aquecer o filhote. Se o esquilo tiver algum ferimento, aqueça-o e leve-o ao veterinário ou a um hospital para animais que cuide de animais selvagens.

Passo 2

squirrel image by Horticulture from Fotolia.com

Descubra qual é a idade do esquilo para que você saiba que tipo de substituto de leite ou alimento ele precisa. Veja a agenda de alimentação para esquilos em “Recursos Adicionais”. Quanto mais velho o esquilo for, mais substituto de leite ele precisa, ou pode ser capaz de comer alimentos sólidos, como vegetais, frutas e nozes.

Passo 3

Syringe image by CYBERWOLF from Fotolia.com

Alimente o filhote de esquilo com um substituto de leite para bebês com uma seringa de 1 ou 5 cc. Você pode usar pedyalite para hidratar o esquilo e pó de esbilac para alimentá-lo regularmente. O substituto de leite deve estar à temperatura ambiente. Dê a o alimento lentamente ao esquilo e certifique-se de que ele não engula nenhuma bolha de ar. Se isso acontecer, vire o esquilo de cabeça para baixo e dê um tapinha nas suas costas, limpe seu rosto com um pano úmido e use uma bola de algodão para estimular sua bexiga.

Passo 4

Green dog water bowl image by Jim Mills from Fotolia.com

Coloque uma gaiola com uma rede onde o esquilo possa descansar. Uma vasilha com água também deve ficar na jaula. Quando os esquilos ficarem mais velhos, devem ser devolvidos à Natureza. Se não forem devolvidos, é pouco provável que sobrevivam.

Passo 5

baby squirrels in a cemertery image by PHOTOFLY from Fotolia.com

Providencie um companheiro de gaiola para o esquilo. Esquilos são animais sociais, por isso estar com outros esquilos pode ajudar a fazer com que voltar à natureza seja uma transição mais fácil.

Passo 6

sunflower seeds image by Yury Shirokov from Fotolia.com

Solte o esquilo de volta à natureza quando ele tiver 12 ou mais semanas. Dê a ele sementes de girassol temporariamente até que você perceba que ele está bem estabelecido. Se possível, é melhor soltá-lo na primavera ou no verão para que ele tenha tempo de se preparar para os meses de outono e inverno.

Mais recentes

×