Como introduzir um ninho de dormir a uma caturrita

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Na natureza, a caturrita é a única espécie de papagaio que constrói ninhos. Em cativeiro, as caturritas normalmente são mantidas em gaiolas. Sem outra opção, elas dormirão num poleiro, mas preferem dormir na segurança de um ninho de dormir, caso haja algum disponível. Se a sua caturrita não é acostumada a dormir num abrigo, ela poderá demorar um pouco para adaptar-se, mas quase todas acabam adorando ter um ninho.

Passo 1

Escolha um ninho de dormir do tamanho correto para a sua caturrita. A maioria dos abrigos de dormir parecem com tendas de pano que podem ser penduradas no topo da gaiola por dois prendedores. Eles vêm em tamanhos variados. Escolha um abrigo que a sua caturrita possa ficar confortavelmente aninhada. A ave não deve ficar espremida, porém o abrigo deve ser pequeno o suficiente para proporcionar um ambiente acolhedor.

Passo 2

Pendure o abrigo do lado de fora da gaiola durante alguns dias. Isso permitirá que a caturrita se acostume com ele antes de ser colocado em sua habitação. No início, a ave poderá sentir-se intimidada com a presença do ninho de dormir, então deixe-o pendurado no lado de fora da gaiola até que a ave o aceite sem titubear.

Passo 3

Quando a sua caturrita já estiver habituada a ver o ninho de dormir, pendure-o dentro da gaiola. Posicione-o com um poleiro na frente para que sua ave possa entrar com facilidade. O chão do abrigo pode ser forrado com folhas de papel-toalha para facilitar a limpeza.

Passo 4

Deixe o ninho de dormir na gaiola, mesmo que o pássaro o ignore ou pareça temeroso dele. As caturritas podem demorar um pouco para adaptarem-se às mudanças. Algumas vão ignorá-lo por semanas e, de repente, vão se apaixonar por ele e dormir ali todas as noites.

Mais recentes

×