A farinha de milho realmente mata formigas?
Noel Hendrickson/Digital Vision/Getty Images
O uso da farinha de milho (também conhecida por fubá) como forma para matar formigas é um remédio caseiro popular. Parece ser eficaz, porém não faz algo de ruim com as formigas. De forma a compreender por que a farinha parece funcionar, mas na verdade não, você precisa saber um pouco sobre a teoria e a biologia das formigas e do fubá.
O que é a farinha de milho?
O fubá nada mais é do que milho seco moído até se alcançar a tal farinha. Pode, ou não, conter a casca e o gérmen do milho. O pó é amarelo, branco, azul ou vermelho, dependendo do tipo de milho utilizado. Também vem em diferentes consistências, dependendo de como o processo de moagem ocorreu: fino, médio ou grosso.
Como a farinha "mata" as formigas
Existem várias teorias de como a farinha de milho mata as formigas. Uma se baseia no fato de que os insetos explodem quando o fubá expande em seus estômagos. Outra consiste em que o ingrediente interrompe a digestão fazendo com que a formiga morra de fome. E uma terceira teoria afirma que os bichos não são capazes de digerir a farinha de milho, acumulando-se no sistema, causando a morte por fome. De todas as teorias, a última é que mais chega perto da verdade, embora não seja sobre como o fubá mata as formigas.
Como as formigas se alimentam
O fubá não extermina as formigas por uma simples razão: esses bichos não ingerem alimentos sólidos. As formigas podem carregá-los até seus ninhos. Mas o ingrediente é dado para as larvas. Elas digerem e regurgitam para as formigas operárias. Estas, então, repassam para a colônia. As larvas não têm problema em digerir a farinha de milho, nem causa uma explosão ou a morte por fome.
Por que o fubá parece funcionar
A farinha de milho parece ser eficaz por várias razões. Quando polvilhada ao redor das áreas infestadas, ela interrompe o rastro de odores. As formigas utilizam-nos para encontrar fontes de alimento e água. O interrompimento para com qualquer atividade a curto prazo -- pelo menos até que os insetos construam novos rastros. Além disso, uma vez que muitas formigas ingerem o fubá, elas não precisam se movimentar muito para buscar por comida. Assim, a farinha parece ser uma barreira de sucesso, mas apenas porque as formigas não desejam ir mais longe. Segundo Kelly Loftin e John Hopkins, entomologistas da Universidade de Arkansas, despejar o fubá no ninho ou ao redor dele também parece resolver o problema, já que as formigas precisarão sair dali. Isso parece ser uma coisa boa, mas as formigas, provavelmente, estão há apenas alguns metros de distância.
Referências
- University of Kansas; 20 perguntas sobre as formigas; Kelly Loftin e John Hopkins [em inglês]
- University of Missouri Extension; Formigas; Richard M. Houseman [em inglês]
- University of Nebraska—Lancaster; Controlando pestes com remédios caseiros; Barb Org [em inglês]
- University of Illinois Extension; "Formigas caseiras e seu controle"; Sandra Mason; Fevereiro de 1998 [em inglês]
Recursos
Sobre o Autor
Darcy Logan has been a full-time writer since 2004. Before writing, she worked for several years as an English and special education teacher. Logan published her first book, "The Secret of Success is Not a Secret," and several education workbooks under the name Darcy Andries. She received her Bachelor of Arts in English and Master of Arts in special education from Middle Tennessee State University.
Créditos Fotográficos
Noel Hendrickson/Digital Vision/Getty Images