É preciso deixar o painço de molho antes de comer?
Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images
O painço é o sexto mais importante alimento do mundo, mas no Brasil e em outros países, como nos Estados Unidos, tem sido usado principalmente como base de ração para animais ou pássaros. Isso começou a mudar no final do século 20, já que seu valor nutricional começou a ser melhor compreendido e valorizado. Pode ser cozido da mesma maneira que o arroz, com ou sem molho prévio.
Valor nutricional do painço
O painço é um importante alimento nos países quentes e áridos do mundo, por causa de sua tolerância ao calor e à seca, que lhes possibilita florescer onde outros grãos secariam e morreriam. Apesar de ser geralmente menosprezado como sendo uma cultura de subsistência, ou "comida para pobres", é um grão altamente nutritivo. O teor de proteína do painço pode ser de até 16%, e ele apresenta mais óleo por grama que o milho. Ele também é mais fácil de digerir que vários outros grãos, e geralmente está entre os primeiros alimentos sólidos dados a crianças.
Painço e a necessidade de molho
Assim como qualquer outro grão, lavar o painço rapidamente antes de cozinhar é uma boa ideia, nem que seja para eliminar amido solto que poderia fazer com ele ficasse muito grudento ao ser cozido. Não existe uma necessidade obrigatória de deixar o painço de molho. Ao contrário do sorgo, ele não contém taninos amargos, e ao contrário da quinoa, não se protege com saponinas de sabor desagradável. Entretanto, não existe razão para não deixá-lo de molho, e várias preparações tradicionais começam assim.
Como deixar o painço de molho para prepará-lo
Deixar o painço de molho de um dia para o outro em água fria, ou por uma hora em água quente, acelera consideravelmente o processo de cozimento. Apesar de pequenas, as sementes de painço levam cerca de 30 minutos para cozinhar em água fervente. É menos tempo que o arroz integral, mas significativamente mais que o arroz branco de grão longo. O molho de um dia para o outro pode reduzir o tempo de cozimento para até dez minutos. O molho também permite que o painço integral seja adicionado a massa de pães, que de outra maneira não seriam cozidas de maneira apropriada.
Deixando de molho para fazer sêmola e fermentação
Deixar os grãos de molho por tempo suficiente para começar o processo de germinação, e então secá-los para cozinhar depois, produz um produto parcialmente cozido chamado de sêmola. É mais nutritivo e mais fácil de ser digerido que o grão puro, porque o processo de germinação começa a liberar os açúcares e nutrientes presentes no grão. Se o processo for continuado, até o grão começar a brotar, o resultado será o painço maltado. O malte vai fermentar prontamente, e pode ser usado para preparar mingau, pães achatados fermentados naturalmente ou para fazer cerveja.
Referências
- "On Food and Cooking: The Science and Lore of the Kitchen"; Harold S. McGee; 2004 [em inglês]
- National Academies Press; Lost Crops of Africa Volume 1: Grains; Board on Science and Technology for International Development; 1996 [em inglês]
- Versagrain: Receitas com painço [em inglês]
Sobre o Autor
Fred Decker is a trained chef and certified food-safety trainer. Decker wrote for the Saint John, New Brunswick Telegraph-Journal, and has been published in Canada's Hospitality and Foodservice magazine. He's held positions selling computers, insurance and mutual funds, and was educated at Memorial University of Newfoundland and the Northern Alberta Institute of Technology.
Créditos Fotográficos
Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images