Tempo de vida de um caracol de jardim

snail image by Snezana Skundric from Fotolia.com
Todo mundo sabe que a idade de uma árvore pode ser determinada ao contar seus anéis, mas poucos sabem que o mesmo pode ser feito em um caracol de jardim. Eles obtêm anéis em suas conchas na medida em que amadurecem, possibilitando aos cientistas saberem suas idades e aproximar o tempo de vida. Embora a cultura moderna tende a utilizar os caracóis como epítome de atraso, como na expressão "lento como um caracol", eles eram reverenciados pelos astecas como a encarnação do deus-lua.
Identificação
Pequenos e lentos, com uma concha dura, os caracóis são facilmente reconhecido. A maioria dos jardins possui centenas deles e, como espécies, eles estão presentes há milhões de anos. Estritamente vegetarianos, eles se alimentam de, praticamente, qualquer planta disponível, o que os tornam indesejáveis para fazendeiros. Eles deixam o rastro de muco para trás, o que permite o rastreamento de suas rotas.
Anatomia

Snail image by solemnity from Fotolia.com
Classificados como moluscos, os caracóis possuem uma concha exterior dura feita de carbonato de cálcio para proteger o corpo frágil. Eles respiram através de um poro respiratório atrás das antenas. O pé é um longo músculo na parte inferior do caracol que se contrai, proporcionando a locomoção. Uma glândula no pé produz o muco gosmento que permite que o pé deslize sobre superfícies ásperas e também criam a sucção necessária para se moverem para cima e para baixo.
Habitat
Os caracóis de jardim preferem ambientes úmidos, frescos e escuros e são mais propensos a serem encontrados em noites chuvosas. Como eles são herbívoros, precisam de acesso a vegetação. Apesar de consumirem culturas hortícolas, eles também se alimentam de grama, folhas e plantas em decomposição. A umidade é crucial para seu corpos moles e em verões secos, algumas espécies entram em um estado inativo, parecido com a hibernação, tapando suas conchas com muco, o que conserva a umidade.
Ciclo de vida
Os caracóis possuem os órgão sexuais de ambos os sexos. Após o acasalamento, ambos os animais colocam mais de cem ovos fecundados sob o solo úmido. A maioria dos minúsculos ovos são perdidos para o mau tempo ou predadores. Aqueles que eclodem consomem imediatamente a casca do ovo para obter cálcio e fortalecer sua concha. Se sobreviverem até a fase adulta, podem chegar a quinze anos, mas a maioria vive muito menos.
Conceitos equivocados

snail image by Andrei Merkulov from Fotolia.com
Embora os caracóis possam se tornar uma praga em um jardim, a ideia de que eles carregam doenças é falsa. Suas gosmas não são prejudiciais aos humanos. Além de serem encontrados em jardins, algumas espécies de caracol podem ser encontradas no deserto e embaixo d'água. Eles não trocam a concha conforme crescem, eles são presos à concha e morrem caso ela se quebre.
Referências
Sobre o Autor
From Alaska to California, from France's Basque Country to Mexico's Pacific Coast, Teo Spengler has dug the soil, planted seeds and helped trees, flowers and veggies thrive. World traveler, professional writer and consummate gardener, Spengler earned a BA from U.C. Santa Cruz, a law degree from Berkeley's Boalt Hall, and an MA and MFA from San Francisco State. She currently divides her life between San Francisco and southwestern France.
Créditos Fotográficos
snail image by Snezana Skundric from Fotolia.com