×
Loading ...

Fatos sobre casas de estilo vitoriano

As casas vitorianas refletem os estilos arquiteturais da Era Vitoriana no Reino Unido, entre os anos 1837 e 1901. Os estilo e era devem seus nomes a rainha Vitória da Inglaterra, que reinou durante este período. O estilo vitoriano, popular na arquitetura residencial dos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra, é composto de uma mistura de antigos estilos, trazidos de diferentes países e eras.

Exemplo de casa no estilo vitoriano (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)

Tipos

As casas vitorianas aparecem em diversas variedades. Algumas delas são rainha Anne, gótico revisitado, italianizado, Segundo Império, Stick/Eastlake, com seixos e romanesco richardsoniano. Os estilos arquitetônicos do tema vão do previsível gótico inglês à policromia gótica italiana. O estilo é também marcado pela mistura do uso de vidro e ferro como parte da estilização das construções. O estilo vitoriano combina aspectos de outros designs estilo revival, como o Tudor, rainha Anna e vernacular inglês.

Loading...

História

Embora seja nomeado com o nome da rainha Vitória, o marido dela, o príncipe Albert, é quem endossou o estilo inovador de arquitetura. Este estilo também foi fortemente influenciado pela Revolução Industrial que, pela primeira vez, forneceu construtores com equipamentos e suprimentos produzidos em massa. Antes da Revolução Industrial, os construtores tinham que usar materiais e ferramentas caros e produzidos à mão. Os suprimentos produzidos em massa deram aos construtores alternativas mais criativas aos estilos em forma de caixote e tornou as casas mais baratas.

Características

As residências vitorianas são desenvolvidas para serem vibrantes, ousadas e ornamentadas. Elas podem consistir em um, dois ou três andares. As casas deste estilo no leste dos Estados Unidos são tipicamente de três andares, em oposição às residências de um ou dois andares do oeste do país.

Identificação

Os diferentes modelos primários ostentam marcas especializadas que os distinguem um dos outros. Por exemplo, o estilo gótico reavivado vitoriano foi influenciado pelos formatos europeus e medievais, que imitavam as catedrais do medievo. Ele é caracterizado por suas paredes multicoloridas e texturizadas, arcos e janelas agudos, sacadas assimétricas, detalhes de recorte de telhado cor de gengibre e telhados de inclinação íngreme. Enquanto isso, o estilo vitoriano italiano foi influenciado fortemente pela arquitetura romana, com complexos detalhes, incluindo beirais decorativos, telhados baixos, suportes ornamentais, janelas arqueadas e uma varanda elaborada.

Conceitos errôneos

É comum para as pessoas se referir a uma casa como "casa da Era Vitoriana". Esta terminologia está incorreta. A era vitoriana se refere a um período específico, não a um estilo arquitetônico. O termo correto é "casa de Estilo Vitoriano". Embora seja fácil confundir os dois, uma "casa de Estilo Vitoriano" aponta para um estilo particular que foi influenciado pela Era Vitoriana.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...