×
Loading ...

Do que são feitos os branqueadores ópticos?

Os branqueadores ópticos são agentes químicos que absorvem e refletem a luz de forma a fazer com que os tecidos pareçam mais "brilhantes" e limpos. Os branqueadores são adicionados ao sabão em pó e utilizados em outros empreendimentos comerciais, como na produção de papel comum. Os produtos químicos mais usados nos branqueadores ópticos são o estilbeno e a umbeliferona.

Muitos sabões em pó renomados usam branqueadores ópticos (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Estilbeno

O estilbeno é um isômero hidrocarboneto de ligação dupla. Ele não é apenas usado como um clareador, mas também é um agente primário na fabricação de compostos de estrogênio sintético. O estilbeno ocorre naturalmente nas plantas e é valorizado pelo seu uso em corantes e pigmentos.

Loading...

Umbeliferona

A umbeliferona é uma substância tipo cristal branca amarelada encontrada naturalmente nas cenouras e outras plantas. Esse produto químico é valioso, pois absorve fortemente a luz ultravioleta em diferentes comprimentos de onda. Além da sua utilização como um agente de branqueamento, a umbeliferona é usada na produção de protetores solares e loções hidratantes.

Branqueador fluorescente OB

O branqueador fluorescente OB é um clareador multiuso usado na fabricação de poliéster e de vários tipos de tinta, incluindo à base de solventes. Esse produto químico produz um efeito refletor branco natural.

Benzoxazolil

Um pó amarelo ou verde fluorescente, o benzoxazolil é um branqueador óptico utilizado para plásticos. Ele é usado em brinquedos e utensílios de plástico.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...