Óleo de linhaça e o tratamento de madeira
woodpattern image by sumos from Fotolia.com
O óleo de linhaça é um produto natural extraído da semente de linho. É usado há séculos como um conservante e protetor da madeira e outras coisas, como superfícies de alvenaria, cordas e como um aditivo para tintas. O uso da substância para o tratamento de madeira diminuiu recentemente, devido à sua grande desvantagem: pode-se levar semanas ou meses para um reparo completo. Poucas pessoas estão dispostas a esperar tanto tempo para usar o seu novo deque ou gaveteiro.
O que é o óleo de linhaça?
Esse óleo é extraído da semente de linho, muito parecido com o processo do azeite de oliva. O óleo foi a primeira forma disponível do produto, mas é raramente usado por causa da demora para secar. Descobriu-se que a fervura é capaz de mudar sua estrutura química, permitindo uma secagem mais rápida. O óleo "fervido" moderno não é cozido. Secativos químicos são adicionados ao produto, de forma a acelerar o processo.
Usando o óleo de linhaça
Apenas o óleo de linhaça fervido deve ser usado na madeira. É um acabamento penetrante que se introduz no material conforme se aplica, endurecendo as fibras internas. O produto proporciona apenas uma mínima proteção contra água, não contra abrasão. Ele nunca ficará como o poliuretano, que tem como resultado um acabamento mais sólido, de forma que essa não é uma boa opção para madeiras que receberão bastante manutenção.
Óleo de linhaça como selante
Apesar de não ser útil como um protetor , o óleo de linhaça é bom para selar a madeira, no uso da goma laca ou verniz. Quando aplicar esses por cima de uma superfície betumada, o solvente ou o pincel pode, às vezes, absorver um pouco da cor e mudar o visual da peça. O betume pode ser selado com uma camada leve de óleo de linhaça fervido. Deixe que ele seque antes de aplicar a goma laca ou verniz.
Envelhecendo madeira
A madeira envelhece, e a maioria das espécies realiza esse processo naturalmente, escurecendo o tom. Muitas pessoas acham isso um atrativo na sua mobília. A exposição ao sol e ao ar fará com que madeiras recém cortadas adquiram um marrom mais fechado. Uma camada fina de óleo de linhaça fervido é aplicada na peça, acelerando esse escurecimento. A exposição repetida da madeira permite o alcance do tom desejado.
Substituições modernas
Já que o óleo de linhaça oferece pouca proteção e demora no processo de reparação, ele foi substituído por produtos de acabamento modificados. Madeireiros que desejam um acabamento macio, acetinado e convidativo ao toque trocaram-no pela mistura de óleo de verniz, que oferece uma penetração com propriedades protetoras. Tal mistura pode se acumular na superfície, oferecendo proteção contra água e abrasão, além de secar relativamente rápido.
Mais Artigos
Qual a diferença entre molho de soja e molho teriyaki?→
O quão inflamável é o querosene?→
Quais são os benefícios da lanolina nos cuidados com a pele e os cabelos?→
Quanto tempo o poliuretano leva para secar em pisos de madeira?→
Propriedades da parafina líquida→
É possível usar verniz à base de óleo sobre tinta à base de água?→
Referências
Sobre o Autor
Warren Rachele has been writing since 1991. He has written two books, as well as articles on topics including programming and spirituality for "Your Church" and "PRISM" magazines. Rachele holds a Bachelor of Science in computer science from Regis University and a Master of Divinity in theology from Denver Seminary.
Créditos Fotográficos
woodpattern image by sumos from Fotolia.com