Como fermentar grão de soja
Soy beans on green leaf image by Monika 3 Steps Ahead from Fotolia.com
Os grãos de soja fermentados, também chamados de natô (natto em japonês), normalmente são consumidos no café da manhã. O natô contém o alto teor de proteínas da soja, bem como as bactérias benéficas do processo de fermentação. Eles são um gosto adquirido com o tempo, pois tem um cheiro pungente e sabor forte. O natô pronto para consumo pode ser encontrado em casas de produtos japoneses ou na internet, bem como os ingredientes para prepará-lo.
Step 1
Hidrate duas xícaras de grãos de soja em quatro xícaras de água em uma tigela grande por 24 horas. Os grãos dobrarão de tamanho.
Step 2
Coloque os grãos na peneira de metal para drenar a água e coloque a peneira sobre a panela de pressão. Despeje três xícaras de água na panela de pressão e tampe. Esquente sobre a boca do fogão, em fogo alto, por 15 minutos. Retire a panela de pressão do fogo e deixe esfriar por duas horas.
Step 3
Ligue o forno em 38°C.
Step 4
Abra a panela de pressão e espalhe o pó do bacilo de natô, sal e açúcar sobre os grãos. Misture ligeiramente com uma colher para cobri-los igualmente com os ingredientes secos.
Step 5
Despeje os grãos na assadeira e cubra ligeiramente com o papel alumínio.
Step 6
Coloque a assadeira no forno preaquecido e deixe a porta aberta em cerca de cinco centímetros. Deixe os grãos descansarem por 48 horas sem perturbações.
Step 7
Retire os grãos do forno e guarde na geladeira por até duas semanas.
Referências
- "The 150 Healthiest Foods on Earth: The Surprising, Unbiased Truth About What You Should Eat and Why" (em tradução livre: "Os 150 alimentos mais saudáveis do planeta: A verdade surpreendente e imparcial sobre o que você deve e não deve comer"); Jonny Bowden; 2007 [em inglês]
- "Japanese Cooking: Contemporary & Traditional" (em tradução livre: Cozinha japonesa: Contemporânea e Tradicional"); Miyoko Nishimoto Schinner; 1999 [em inglês]
Dica
- Nunca substitua a panela de pressão por ferver os grãos, pois eles absorverão o sabor e o prato ficará sem graça.
- Caso você não encontre o bacilo do natô pronto no mercado, pode usá-lo para começar a fermentação e guardar um pouco do seu natô para fazer a próxima receita.
Sobre o Autor
Serena Styles is a Colorado-based writer who specializes in health, fitness and food. Speaking three languages and working on a fourth, Styles is pursuing a Bachelor's in Linguistics and preparing to travel the world. When Styles isn't writing, she can be found hiking, cooking or working as a certified nutritionist.
Créditos Fotográficos
Soy beans on green leaf image by Monika 3 Steps Ahead from Fotolia.com