Como fermentar grão de soja

••• Soy beans on green leaf image by Monika 3 Steps Ahead from Fotolia.com

Os grãos de soja fermentados, também chamados de natô (natto em japonês), normalmente são consumidos no café da manhã. O natô contém o alto teor de proteínas da soja, bem como as bactérias benéficas do processo de fermentação. Eles são um gosto adquirido com o tempo, pois tem um cheiro pungente e sabor forte. O natô pronto para consumo pode ser encontrado em casas de produtos japoneses ou na internet, bem como os ingredientes para prepará-lo.

Passo 1

Hidrate duas xícaras de grãos de soja em quatro xícaras de água em uma tigela grande por 24 horas. Os grãos dobrarão de tamanho.

Passo 2

Coloque os grãos na peneira de metal para drenar a água e coloque a peneira sobre a panela de pressão. Despeje três xícaras de água na panela de pressão e tampe. Esquente sobre a boca do fogão, em fogo alto, por 15 minutos. Retire a panela de pressão do fogo e deixe esfriar por duas horas.

Passo 3

Ligue o forno em 38°C.

Passo 4

Abra a panela de pressão e espalhe o pó do bacilo de natô, sal e açúcar sobre os grãos. Misture ligeiramente com uma colher para cobri-los igualmente com os ingredientes secos.

Passo 5

Despeje os grãos na assadeira e cubra ligeiramente com o papel alumínio.

Passo 6

Coloque a assadeira no forno preaquecido e deixe a porta aberta em cerca de cinco centímetros. Deixe os grãos descansarem por 48 horas sem perturbações.

Passo 7

Retire os grãos do forno e guarde na geladeira por até duas semanas.

Mais recentes

×