Quais são as causas de flatulências com cheiro de enxofre?
A flatulência, também conhecida como "gases", é comum a todos seres humanos e eliminada por eructação ou através do reto. Flatulências com cheiro de enxofre referem-se ao sulfeto de hidrogênio (H2S), proveniente das proteínas que contêm enxofre.
Processo
Os gases no intestino grosso são misturados com oxigênio e nitrogênio do ar inalado ou engolido. As moléculas de gás são constituídas por hidrogênio, dióxido de carbono e, às vezes, metano, que é produzido por uma bactéria no intestino grosso enquanto o alimento está sendo processado e que posteriormente chega ao cólon.
Compostos dos gases intestinais
No geral, os seres humanos produzem de 0,5 a 3 litros de gás no cólon em um período de 24 horas, soltando flatulências até 12 vezes por dia.
Bactérias
As bactérias intestinais podem produzir pequenas quantidades de gases com enxofre que, mais tarde, se tornarão mal-cheirosos.
Alimento consumido
Açúcares, amidos e alimentos fibrosos como legumes, laticínios, alguns vegetais, ameixas, maçãs, produtos de trigos e alimentos e carnes gordurosas e frituras podem contribuir para o cheiro de enxofre dos gases intestinais.
Desordens estomacais
Distúrbios gástricos e problemas digestivos, como a má absorção de nutrientes, gastroenterite, gastroparesia, intolerância à lactose, fermentação intestinal, síndrome do intestino irritável e obstrução intestinal também podem causar flatulência com odor de enxofre.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Susan S. Davis is a member of the Society of Professional Journalists and the L.A. Press Club. She was managing editor of "The Hosting News" and a columnist at Online Dating Magazine. Davis attended Chicago's Medill School of Journalism, and holds an A.A.S. in radio broadcasting from Minnesota Business College and a certificate in paralegal studies from University of California, Los Angeles.