Ferramentas para cortar bambu
bamboo image by Alice Becet from Fotolia.com
O bambu é o tipo de capim que cresce mais rápido no mundo. Em circunstâncias adequadas, eles podem crescer 30 centímetros por dia. Há milênios os asiáticos o utilizam como material para construção. Atualmente existem máquinas para fazer hashis (palitos usados como talher), papel joss, incensos ou varas, mas a maior parte dos bambus é cortada com ferramentas manuais simples. O bambu verde é mais fácil de lidar do que o bambu seco. Em dias frios, aquecê-lo também facilita o trabalho.
Divisor de bambu
Se desejar cortar bambu em tiras, um divisor de bambus será essencial. Ele é uma ferramente com um pequeno centro esférico que se encaixa dentro do bambu, e diversas lâminas ao redor dela, que fazem movimentos para fora atingindo uma distância maior do que o diâmetro do bambu. Ao pressionar a ferramenta para baixo, o bambu racha suavemente. A operação é parecida com os cortadores automáticos de tortas usados em restaurantes.
Serras
Para cortar bambu é preciso uma serra manual com dentes retos que cortem quando são puxados e não quando são empurrados. Essa característica é encontrada nas serras manuais japonesas, com exceção do serrote, no qual os dentes são retos, mas precisa que a lâmina seja invertida para que corte ao ser puxada, e não o contrário.
Facas dentadas japonesas
As facas dentadas japonesas são pequenas facas com lâminas curvas que podem ser usadas para podar bambu sem rachá-lo. O segredo é que a lâmina da faca é afiada apenas em um lado, como uma talhadeira. Pode-se afiá-la nos dois lados, para que se possa trabalhar com as duas mãos. Os cortadores de bambu no Japão geralmente trabalham com duas facas, afiadas em lados alternados.
Machado de raiz
Um machado de raiz é um machado com uma lâmina fina e um cabo pesado, especialmente feito para retirar raízes de bambu facilmente sem danificá-las. Corte ao redor da raiz. Você pode usar uma marreta para cravar o machado, e então use o machado como uma alavanca para retirar a raiz. Ela pode ser usada para fazer objetos de bambu, como o shakuhachi ou flautas japonesas.
Furadeira elétrica e fita adesiva
A melhor ferramenta para se fincar um prego em um bambu é: não faça isso. Se for necessário, faça um buraco com furadeira através dele e então passe o prego pelo buraco. O buraco exige uma furadeira elétrica; uma furadeira manual gira muito vagarosamente. Molhe o bambu em água, e enrole a área em que será feito o buraco, utilizando várias camadas de fita adesiva. Faça o buraco e remova a fita. Antes de mais nada, faça o buraco no bambu, pois ele é muito suscetível a rachaduras, podendo arruinar o projeto. Se isso acontecer, é melhor que seja a primeira etapa, e não a última.