Como fazer uma fiação ligando um exaustor a um interruptor de parede

••• Ryan McVay/Digital Vision/Getty Images

Fazer uma fiação ligando um exaustor a um interruptor de parede é conveniente porque você pode simplesmente virar a chave para ligar e desligar. Essa tarefa pode ser simples, desde que você saiba o que está fazendo ao trabalhar com eletricidade. Se você não souber, chame um eletricista, porque trabalhar com eletricidade é perigoso. A segurança vem sempre em primeiro lugar.

Passo 1

Desligue o disjuntor do exaustor.

Passo 2

Trace a trajetória do fio de trás do exaustor até onde você quer colocar o interruptor da parede. Pegue um martelo e faça um buraco onde você for colocar a caixa do interruptor. Verifique os fios com um multímetro para certificar-se de que não está passando energia.

Passo 3

Pegue a caixa do interruptor e desenhe seu contorno na parece com um lápis. Depois, corte com a serra tico-tico o espaço que você traçou. Monte a caixa do interruptor na parede com os parafusos e a chave Philips.

Passo 4

Coloque os fios na caixa do interruptor que você acabou de montar, ligados no interruptor da parede. Depois, pegue uma fita métrica e meça a partir do interruptor até o exaustor. Tire a medida do fio de 110v, deixando de dez a quinze cm a mais para fazer a conexão facilmente.

Passo 5

Corte e limpe os fios no interruptor da parede. O fio preto vai para o lado direito e o fio branco e o de cobre para o lado esquerdo. Ajuste o interruptor da parede na caixa utilizando os parafusos e a chave de fenda philips.

Passo 6

Prenda os fios no exaustor. O fio preto se une ao fio preto, o branco com o branco e o cobre com o cobre. Em seguida coloque os conectores sem solda nos fios, apertando-os ao girar no sentido horário. Cubra os conectores completamente com fita isolante.

Passo 7

Desligue o interruptor do exaustor e ligue o disjuntor. Depois, ligue o interruptor do exaustor, quando você estiver pronto para usá-lo.

Mais recentes

×