×
Loading ...

Como fazer fita isolante

Corte gastos em projetos elétricos fazendo fita isolante a partir de materiais individuais. A compra desses materiais separadamente custa menos do que fita isolante de marca. A fita isolante precisa proteger a superfície de conectividade térmica e elétrica. O material mais comum usado em fitas isolantes é o vinil, por causa de sua elasticidade e resistência à condutividade elétrica. De acordo com a Tech Library, cola de silicone é usada como adesivo por causa de suas propriedades de resistência química, térmica e elétrica.

Instruções

Economize dinheiro fazendo sua própria fita isolante (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)
  1. Corte as bordas das caixas de papelão usando uma tesoura e alise-as. Abra-as sobre uma superfície plana. A caixa de papelão protege a superfície contra riscos durante o processo de corte.

    Loading...
  2. Coloque uma folha de vinil sobre a camada protetora de papelão. Posicione o vinil plano sobre a superfície de papelão. Ajuste o papelão para garantir que a folha de vinil fique realmente plana.

  3. Coloque uma régua sobre a folha de vinil e corte tiras de 2,5 cm de largura usando um estilete. Vinil é um material fino, e um pouco de pressão é suficiente para cortá-lo. Se você fizer muita pressão sobre vinil, você pode penetrar a camada protetora de papelão e fazer riscos na superfície de trabalho.

  4. Como recomendado pela Electro Chemical Science, coloque 2 xícaras de plastificante em um recipiente. O plastificante dá elasticidade e maciez à solução adesiva. Ela evita que o adesivo seque em temperatura ambiente.

  5. Coloque 3 xícaras de cola de silicone líquida no recipiente. A cola de silicone é o adesivo que prende o vinil à superfície desejada. O silicone não pode conter ácido acético, que danifica fios e condutores elétricos. Em vez disso, use cola de silicone que contenha óxido de alumínio.

  6. Coloque o material em um misturador e misture a solução na velocidade mais baixa por 12 horas.

  7. Pincele uma fina camada da solução adesiva na camada inferior das tiras de vinil. Corte rolos de papel higiênico em pedaços de 2,5 cm de comprimento. Enrole as tiras de vinil nos rolos de papel higiênico para facilitar acesso e armazenamento.

  8. Aplique o vinil com adesivo na área desejada. Envolva a área completamente com camadas de vinil. Cubra todas as partes para proteger a si mesmo e ao dispositivo contra corrente elétrica.

Loading...

Dicas

  • Ajuste a largura das tiras de vinil conforme necessário para seu projeto.

Aviso

  • Desligue todos os dispositivos elétricos antes de usar a fita isolante de vinil. Apesar da fita resistir à corrente elétrica, seu contato direto com a pele pode ser perigoso e pode causar choques elétricos.

O que você precisa

  • Caixas de papelão
  • Tesoura
  • Folha de vinil
  • Régua
  • Estilete
  • 2 xícaras de plastificante
  • 3 xícaras de cola de silicone líquida
  • Recipiente
  • Misturador
  • Rolos de papel higiênico

Referências

Loading ...
Loading ...