O que faz a parede inchar e soltar bolhas após tinta nova?

Vários fatores interferem na qualidade da pintura

Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images

As bolhas formadas na tinta de paredes são conhecidas como "descascados". Essas figuras são criadas pelo gás que expande sob a superfície da tinta devido a diversas causas. Para se descobrir a causa das bolhas, procure o local em que estão se formando. Somente uma camada de tinta que está descascando ou toda a tinta? Avalie as condições nas quais você pintou as paredes e as condições da sala. A temperatura, o clima, a umidade e a superfície pintadas são todos fatores que devem ser avaliados.

Umidade da superfície

A umidade é uma causa possível de bolhas em pinturas novas. Pintar sobre uma superfície molhada ou sobre uma tinta que ainda não secou não é recomendado. Quando esse fenômeno ocorre, a umidade sob a tinta evapora e cria bolhas. Pintar quando a umidade do ar está acima de 85% ou logo depois de chover também faz com que a tinta descasque.

Tinta à base de óleo versus tinta à base de água

Tintas à base de óleo têm maior tendência para criarem bolhas do que tintas à base de água. Tintas à base de óleo, ou alquídicas, são geralmente projetadas para criarem uma barreira impermeável na sua superfície. Essa barreira impede que a umidade atinja a parede mas também impede que ela saia. Quando a umidade sob a tinta evapora, o gás expande e quebra a barreira entre a tinta e a superfície. Esse tipo de bolha ocorre se há muita umidade em paredes pouco isoladas.

Preparação ruim

A tinta também pode descascar se as paredes não forem propriamente limpas e lixadas. A tinta encolhe levemente quando seca, o que não é um problema quando está bem aderida à superfície. Mas se algum grão de sujeira interferir nesse contato, o encolhimento irá descascar a parede e criar bolhas. Limpar e lixar a superfície pode evitar esse acontecimento.

Calor

Paredes pintadas que estão expostas ao sol ou à altas temperaturas também podem fazer bolhas. O sol acelera a secagem da camada superior de tinta, o que cria uma barreira. Quando o restante da tinta seca, os solventes evaporam e não têm para onde ir. O gás cria pressão forçando a tinta para longe da superfície. O mesmo pode ocorrer se você pintar em algum lugar cuja temperatura esteja acima de de 29ºC.

eHow Brasil
×