Quanto tempo o poliuretano leva para secar em pisos de madeira?
Thinkstock Images/Comstock/Getty Images
Vernizes poliuretanos são revestimentos sintéticos à base de plástico que aderem à superfície do piso de madeira, promovendo uma superfície resistente e à prova d'água. Pisos de madeira com acabamentos em poliuretano necessitam de menos manutenção que pisos onde foram aplicados cera ou óleo e são mais duráveis que pisos que receberam acabamento em laca. O poliuretano seca mais rapidamente que os óleos naturais, mas mais devagar que a laca ou o verniz. O tempo específico de secagem do poliuretano em um piso depende de condições ambientais e de como ele foi aplicado.
Entre camadas
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
A aplicação de várias camadas de poliuretano na madeira promove um acabamento mais resistente e durável. Entretanto, estas camadas não devem ser deixadas para secar completamente. A DuraSeal recomenda que se deixe cada camada secar por pelo menos oito horas e por não mais de 24 horas. Isto deixa o poliuretano levemente não curado, permitindo que ele se ligue à próxima camada. Se uma camada seca completamente, retire-a antes de aplicar a próxima camada. Isto cria uma superfície áspera às quais camadas sucessivas de poliuretano podem unir-se e reduz a ocorrência de escamação e descascamento mais tarde.
Camada de acabamento
Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images
Mesmo que o piso de poliuretano pareça seco ao toque, isto não significa que esteja pronto para se andar sobre ele. O acabamento em poliuretano, como outros tipos de plástico, deve curar antes de endurecer completamente. Deixe o piso secar por uma noite para tráfego leve e por 48 horas antes de recolocar a mobília sobre ele ou antes de receber tráfego pesado. Se o poliuretano não for corretamente curado, podem aparecer manchas, amassados e descascamentos no futuro.
Fatores ambientais
Liquidlibrary/liquidlibrary/Getty Images
Nem todos os pisos de poliuretano secam na mesma velocidade. Se o ambiente estiver úmido, frio ou pouco ventilado, uma camada pode demorar mais para secar. Temperaturas mais altas, ar seco e bom fluxo de ar podem reduzir o tempo de secagem. O aquecimento das camadas pode fazê-las secar mais rápido, mas isto eleva os riscos de incêndio causado por vapores. Mantenha um bom fluxo de ar e use precauções de segurança adequadas quando secar o poliuretano em um dia quente ou quando usar aquecimento adicional.
Concepções errôneas
Martin Poole/Lifesize/Getty Images
Diluir o poliuretano com nafta ou outros solventes de secagem rápida pode encurtar o tempo de secagem. Entretanto, nenhum aditivo químico pode acelerar a segunda fase da secagem do poliuretano: o processo de cura. O processo requer a polimerização química através do contato com o oxigênio. Um piso pode parecer seco sem estar curado de forma adequada. A aplicação de uma camada mais fina pode acelerar o tempo de secagem, desde que o oxigênio permeie a camada mais rapidamente, mas a maioria dos pisos necessitará de camadas adicionais se a última delas tiver sido feita com poliuretano diluído.
Referências
- DuraSeal: Poliuretano DuraSeal [em inglês]
- Paints & Coatings Resource Center; ("Tempo de cura de camadas de acabamento em poliuretano", em tradução livre); Ron Joseph; October 2002
- “Popular Woodworking Magazine”; ("Os 7 mitos do poliuretano", em tradução livre); Bob Flexner; June 2, 2008
- The Flooring Lady: Acabamentos em pisos de madeira [em inglês]
- Massachusetts Coalition for Occupational Safety and Health; ("Protegendo trabalhadores e chefes de família dos danos causados por procedimentos de acabamentos em pisos de madeira", em tradução livre); September 2005
Sobre o Autor
G.D. Palmer is a freelance writer and illustrator living in Milwaukee, Wis. She has been producing print and Web content for various organizations since 1998 and has been freelancing full-time since 2007. Palmer holds a Bachelor of Arts degree in writing and studio art from Beloit College in Beloit, Wis.
Créditos Fotográficos
Thinkstock Images/Comstock/Getty Images