Como fixar madeira em cimento
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Construtores usam parafusos de ancoragem ou ancoras de alvenaria para fixar madeira à superfícies de cimento, como lajes de concreto e paredes. Para instalar os parafusos de ancoragem em superfícies de alvenaria curada, os construtores "colam" os parafusos em furos com uma epóxi de duas partes para ancoragem. Alternativamente, construtores comumente usam cunhas de ancoragem para alvenaria para fixar madeira em superfícies de cimento. Se você aprender a usar tanto os parafusos de ancoragem quanto as ancoras de alvenaria, pode escolher o método certo para seu projeto.
Parafuso de ancoragem e epóxi
Step 1
Coloque a broca de alvenaria na furadeira com função martelo. Enrole a fita isolante em volta da broca para marcar a profundidade desejada para o furo do parafuso. O mesmo deve atravessar a madeira e entrar o suficiente no cimento para permitir a colocação da arruela e da porca.
Step 2
Perfure no material de alvenaria até que a fita isolante encoste na superfície. Remova a poeira de concreto do buraco com um sopro de ar do compressor ou om um pequeno pincel. Para assegurar uma boa ligação entre o epóxi e a alvenaria, retire todas as partículas do buraco. Coloque um tubo de epóxi em duas partes no aplicador. Encha o furo com epóxi até sua borda.
Step 3
Coloque o parafuso no furo cheio de epóxi e ajuste o mesmo em uma posição ereta. Imediatamente, limpe o excesso de epóxi da superfície de alvenaria com um pano úmido. Deixe o produto curar de acordo com as especificações do fabricante, geralmente este processo leva várias horas. Coloque a broca de madeira na furadeira e fure a tábua no local onde a âncora vai entrar. Passe a madeira pelo parafuso e a pressione contra a superfície de alvenaria. Coloque uma arruela no parafuso.
Step 4
Enrosque a porca no parafuso. Aperte-a com a mão até que tanto a porca quanto a arruela estejam em contato com a madeira. Aperte totalmente a porca usando uma chave ajustável para ancorar a madeira a superfície de alvenaria.
Cunhas de ancoragem para alvenaria
Step 1
Coloque uma broca para alvenaria na furadeira e enrole um pouco de fita isolante nela para indicar a profundidade desejada.
Perfure na superfície de alvenaria até chegar na fita isolante. Limpe os detritos e poeira do buraco com um compressor de ar ou pincel. Coloque uma broca de madeira na furadeira e faça um furos pela tábua no local desejado para a ancoragem.
Step 2
Coloque a extremidade cônica da cunha no buraco. Passe o furo da madeira pela haste da âncora. Enquato estiver segurando a tábua, passe a arruela pela âncora e enrrosque uma porca até metade da haste. Segurando a madeira no lugar martele a ponta da âncora com um martelo ou marreta. Você pode pedir para alguém segurar a madeira enquanto estiver martelando
Step 3
Puxe a ponta da âncora pra fora da parede depois de martelar. Se a âncora sair do furo, reinsira a mesma e martele novamente. Se ela permanecer no buraco, pare de martelar. Aperte a porca com a mão até que ela e a arruela entejam pressionadas contra a madeira. Coloque uma chave ajustável na porca. Use a chave para apertar completamente a madeira contra a superfície de alvenaria.
Mais Artigos
Como reparar parafusos arrancados em aglomerado de madeira→
Como fazer um buraco em madeira sem uma furadeira para joias→
Como fixar um parafuso em uma madeira com o buraco espanado →
Selador caseiro com óleo de linhaça→
Como reparar rachaduras em uma lareira de tijolos→
Como abrir uma porta sem maçaneta→
Referências
Dica
- Lembre que que ambas as brocas devem corresponder ao diâmetro do parafuso ou âncora.
Advertência
- Sempre verifique as especificações do código de construção local antes de instalar âncoras para aplicações estruturais de carga.
Sobre o Autor
Based in Hawaii, Shane Grey began writing professionally in 2004. He draws on his construction experience to write instructional home and garden articles. In addition to freelance work, Grey has held a position as an in-house copywriter for an online retailer. He holds a Bachelor of Arts in theater arts from Humboldt State University.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images