Como reparar rachaduras em uma lareira de tijolos

••• Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

O calor intenso tem um efeito negativo sobre a alvenaria, mesmo que construções desse material devam suportar tal temperatura. Em uma lareira de tijolos, o tempo e o uso irá eventualmente rachar a argamassa e os tijolos. A reparação desses danos imediatamente é fundamental, uma vez que o fogo segue o caminho de menor resistência, e uma rachadura crescente em sua lareira pode ser tornar perigo de incêndio. Argamassa rachada é reparável com apenas algumas ferramentas e materiais básicos, mas reparar um tijolo rachado geralmente significa substituí-lo.

Passo 1

Esfregue a argamassa rachada com uma escova de ferro para remover qualquer cimento fraco ainda preso na rachadura.

Passo 2

Carregue um tubo de argamassa para lareira dentro de uma pistola de calafetar, e corte fora o bico injetor em um ângulo de 45 graus com uma faca, de modo que a largura combine com a largura da rachadura. Encha o buraco com pressão bem constante no gatilho da pistola de calafetagem. Nivele o reparo e raspe o excesso com uma colher de pedreiro. Permita que a argamassa seque pelo tempo especificado pelo fabricante antes de usar a lareira.

Passo 3

Remova um tijolo rachado lapidando a argamassa para fora das articulações em torno dele, usando toques firmes de um martelo. Puxe o para fora, uma vez que estiver solto.

Passo 4

Misture a argamassa de acordo com as instruções da embalagem. Espalhe a massa no fundo do espaço oco com a colher de pedreiro, combinando a largura da argamassa existente nas juntas da lareira. Espalhe uma camada de cimento com a mesma largura em cima e dos lados no local do tijolo a ser substituído, e enfie esse tijolo no espaço oco. Raspe o excesso de argamassa jogando para fora das articulações com a colher de pedreiro. Permita que a argamassa se estabeleça conforme as diretrizes do fabricante antes de usar a lareira.

Mais recentes

×