×
Loading ...

Como fazer furos em pérolas

Joalheiros profissionais têm equipamentos para furar pérolas. No entanto, se você for um joalheiro amador que trabalha em casa, provavelmente não terá dinheiro para comprar uma máquina de fazer furos em pérolas. Contudo, isso pode ser feito com um método que não custe muito dinheiro. Pérolas que são fixadas em joias como anéis e brincos são furadas até a metade, enquanto as de colares são furadas de um lado ao outro.

Instruções

Furar pérolas requer concentração (black pearl image by OMKAR A.V from Fotolia.com)
  1. Corte um pequeno trecho da dobradiça piano com um serrote. Uma parte de 2,5 cm de comprimento serve. Corte o trecho de forma que um dos buracos para parafusos esteja centralizado nas duas placas da dobradiça.

    Loading...
  2. Coloque tiras de fita crepe na parte de dentro de duas faces da dobradiça cortadas, nos lados internos dos buracos e fure onde a fita cobri-los. A fita crepe protegerá a superfície da pérola, evitando que seja danificada.

  3. Coloque uma pérola entre as duas faces da dobradiça e as feche com a pérola no meio. Certifique-se de que a superfície em que o buraco for furado seja centralizada no meio de um dos buracos das placas da dobradiça. Segure-os pelas extremidades; a pérola não está presa com firmeza.

  4. Pegue uma ferramenta com ponta de agulha, como uma ponta de solda -- uma ferramenta com uma alça de madeira e uma ponta pontiaguda de metal -- e aqueça-a com uma tocha até que ela brilhe em laranja avermelhado. Coloque a ponta da ferramenta na superfície da pérola e gire. Isso criará um pequeno buraco na superfície da pérola, que dará à broca algo em que se fixar quando começar a girar. Sem ele, a broca deslizará pela superfície da pérola, danificando-a.

  5. Prenda uma broca de pérola em uma furadeira. Essa máquina tem velocidade variável e diferentes brocas podem ser usadas com ela.

  6. Coloque uma máscara de poeira. Segurando as placas com força contra a pérola com sua mão dominante, coloque a ponta da furadeira sobre o buraco criado no passo 4 e ligue a furadeira. Fure em alta velocidade e, a cada poucos segundos, afaste a máquina para liberar o pó da pérola do buraco e da broca. Fure a pérola.

  7. Coloque fita crepe ao redor da broca para marcar pérolas furadas até o meio. Meça da ponta da broca até o ponto do corpo igual à profundidade total do buraco e coloque um pedaço de fita crepe ao redor da broca nesse ponto. Quando a extremidade da fita tiver chegado à superfície da pérola, ela terá sido furada até a metade.

Loading...

Dicas

  • Você pode usar uma broca convencional para furar pérolas caso fure em alta velocidade e aplique pressão durante o processo, mas essas brocas não durarão muito tempo.

Aviso

  • Use as brocas de carbeto com cuidado em alta velocidade, já que são frágeis e quebram com facilidade.

O que você precisa

  • Pérola
  • Dobradiça piano
  • Serrote
  • Fita crepe
  • Ponta de solda
  • Tocha de plasma
  • Broca de pérola, com ponta de carbeto
  • Máscara para poeira
  • Régua

Referências

Loading ...
Loading ...