Quanto tempo os fogachos duram após a histerectomia?
Image by Flickr.com, courtesy of Paul Sapiano
Os fogachos são muito comuns após a histerectomia. Elas diferem dependendo se a histerectomia for feita em conjunto com uma ooforectomia, a remoção dos ovários. São causadas pelas mudanças nos hormônios depois que o sistema reprodutivo passa pelo trauma da cirurgia. Os fogachos são extremamente desconfortáveis, e geralmente causam suadouros desconfortáveis, suadores noturnos e calores insuportáveis durante o dia e a noite. Quanto tempo os fogachos duram depende do tipo de histerectomia e da reação do corpo à cirurgia.
Tipos
A histerectomia é a remoção do útero; ela não remove os ovários. O procedimento para remover os ovários é chamado de ooforectomia, que pode ser feito juntamente com a histerectomia. Como os ovários são responsáveis pela excreção do hormônio estrogênio, a remoção cirúrgica dos ovários diminui imediatamente os níveis de estrogênio. Essa diminuição é o que causa as ondas de calor e os outros sintomas da menopausa. Mesmo quando os ovários não são retirados, o trauma da cirurgia pode fazer com que eles parem de funcionar por até dois meses.
Identificação
Um fogacho é uma sensação desconfortável que geralmente se parece com uma onda de calor. O rosto e o peito são os pontos de partida mais comuns, e o fogacho começa a se espalhar pelo corpo. Eles causam rubores, calores, suadouro, formigamento e até palpitação.
Causas
Os níveis diminuídos de estrogênio no corpo após a histerectomia fazem os vasos sanguíneos pelo corpo dilatarem. Isso aumenta o fluxo sanguíneo na pele. Durante o fogacho, a temperatura da pele aumenta de 4 a 8 graus, criando sensações de calor.
Considerações
Ás vezes, as mulheres que mantêm seus ovários não recobram as funções desses órgãos. O trauma da cirurgia geralmente é temporário, mas existe um risco de que seja permanente. Por mais que não seja um resultado comum, é uma possibilidade.
Prevenção / Solução
Para tratar o desequilíbrio hormonal, os médicos às vezes prescrevem medicamentos para reposição hormonal. Com os hormônios reequilibrados, os fogachos somem.
Referências
Recursos
Sobre o Autor
Katie Duzan is an accomplished writer who lives in Cary, N.C. She has been a writer since 2006. She has published a variety of articles on websites such as Overstock.com. Duzan holds a Bachelor of Science in business administration and computer information systems from the University of Arkansas, and currently attends the University of North Carolina at Charlotte where she is pursuing her Master of Arts in special education.
Créditos Fotográficos
Image by Flickr.com, courtesy of Paul Sapiano