Por que um fogão a gás expele cheiro de querosene?
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Um fogão a gás que emite um cheiro esquisito é motivo de preocupação, uma vez que um vazamento de gás ou emissão de monóxido de carbono pode ser extremamente perigoso. Uma maneira de verificar se o cheiro de querosene é um problema sério ou algo fácil de ser consertado, é limpar cuidadosamente os queimadores para garantir que não há obstruções causando uma relação de gás-ar inadequada.
Cheiro de querosene e chamas amarelas
Quando um fogão apresenta chamas de qualquer cor que não seja o azul habitual, geralmente é uma indicação de que o gás e o ar não estão sendo misturados em quantidades corretas. Esse problema pode fazer que a sobra de gás não seja queimada, criando um odor semelhante ao cheiro de querosene.
Limpe os queimadores
A solução mais simples para desobstruir os queimadores é deixar que esfriem e, em seguida, limpá-los com uma esponja úmida. Restos de alimentos e outros resíduos podem entupir os orifícios e atrapalhar a relação entre gás-ar. Limpe todos queimadores e ao redor da bobina de gás dentro do forno. Ligue o fogão e verifique se o problema foi resolvido.
Lave os queimadores
Com o tempo, alimentos e outros resíduos podem ficar presos dentro dos queimadores e carbonizarem devido à exposição prolongada a altas temperaturas. Remover essas peças e mergulhá-las em uma pia com água e sabão pode ajudar a soltar os resíduos acumulados e remover as obstruções. Em seguida, lave-as com água e certifique-se de que não há sabão antes de colocá-las de volta no lugar e testá-las.
Odor persistente
Se a limpeza dos queimadores não resolver o problema, entre em contato com uma assistência técnica autorizada que trabalhe com a marca e modelo de fogão em questão. Vazamentos de gás ou monóxido de carbono podem ser perigosos e prejudiciais à saúde. Um técnico será capaz de averiguá-los e realizar a manutenção ou então substituir qualquer aspecto do mecanismo de gás que esteja causando o problema.
Referências
Sobre o Autor
Andrew Leahey has been a writer since 1999, covering topics as varied as technology how-to guides and the politics of genetically modified organisms to African food supplies. He is pursuing his J.D. while renovating an 1887 farmhouse located in the New Jersey Pine Barrens.
Créditos Fotográficos
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images