Folhas de azaleia com fungo preto

Folhas pretas de azaleia geralmente indicam um problema profundo

Thinkstock/Comstock/Getty Images

Azaleias são arbustos floridos que apresentam grandes folhas e flores vistosas. Elas têm um hábito de crescimento perene e flores de cores ousadas durante a primavera e o verão. Prosperam em climas úmidos e moderados, e ficam melhores quando plantadas em meia sombra ou sol. Embora geralmente saudáveis, azaleias podem ser vítimas de algumas doenças. Folhas pretas são muitas vezes um sinal de uma doença grave, e a causa deve ser identificada e tratada o mais cedo possível.

Fumagina

Fumagina é um nome que está associado a vários fungos, incluindo os membros das famílias Capnodium, Fumago e Scorias. Ele é favorecido em clima úmido e cresce no melado, uma substância doce que é produto dos insetos sugadores de seiva. Não é uma infecção e não danifica o tecido vivo, o que significa que não é fatal para a planta. Se deixada sem tratamento, pode diminuir a fotossíntese, o que pode afetar o tempo de crescimento, mas normalmente não resulta em efeitos secundários graves. Os insetos associados costumam ter efeitos mais nocivos do que o próprio bolor. Controlá-los é a chave para controlar a fumagina, e geralmente requer a aplicação de um insecticida, ou a utilização de um sabão inseticida ou de óleos hortícolas, dependendo da praga. Na maioria das vezes, a fumagina sairá uma vez que os insetos desaparecerem, ou pode ser lavada com uma forte corrente de água.

Oídio

O oídio é um problema de fungos que infecta quase todos os tipos de plantas ao redor do mundo. Ele faz crescer uma substância branca ou cinza escuro nas folhas. Como a fumagina, não é uma doença, mas um fungo que cresce sobre as folhas. Na maioria das vezes começam como pequenas manchas, mas crescem até assumirem toda a folha. Se não for tratado, a fotossíntese diminuirá, o crescimento pode ser reduzido e as folhas ficarão amarelas e depois pretas. O controle da cultura, incluindo poda adequada e rega, ajuda a evitar o problema. Uma aplicação de enxofre, óleo de nim ou triforine ajudará a controlar quimicamente o problema.

Mancha preta

A mancha preta é um crescimento de fungos encontrado principalmente em rosas, mas também pode afetar azaleias. O problema começa como manchas negras nas folhas, mais frequentemente nas superiores. São necessárias condições de chuva para o crescimento do fungo, o que significa que a rega deve ser evitada durante o tempo e condições úmidas. Limpar detritos caídos ajudará a evitar as manchas, e uma aplicação pulverizada de óleo de nim a cada 10 a 15 dias durante o período de crescimento ajudará na prevenção do problema.

Cercosporiose

Cercosporiose é um problema comum em azaleias e outras plantas com flores. Ela produz uma descoloração mosqueada nas folhas superiores, geralmente com uma cor púrpura escura, quase negra ou cor de laranja. O culpado pela doença é o fungo Cercospora kukuchii, que pode causar diminuição da saúde da planta, bem como uma diminuição na produção de flores. Podar folhas infectadas e aplicar um fungicida é essencial para o tratamento.

eHow Brasil
×