×
Loading ...

O que deixa as folhas de palmeiras amareladas?

Existem diversas razões pelas quais uma palmeira pode apresentar folhas amareladas. Na maioria das vezes, isso ocorre por deficiências comuns de nutrientes no solo. Existem algumas doenças de palmeiras que causam o amarelamento, a pior delas sendo uma doença perigosa chamada amarelamento letal, que causa a morte da coroa e das folhas da palmeira, afirma Henry Donselman da Universidade da Flórida.

Folhas amareladas de palmeira podem ser sinal de uma doença potencialmente fatal (palm image by koko300 from Fotolia.com)

Deficiência de nutrientes

A deficiência de nitrogênio é frequentemente observada em palmeiras jovens, afirma H.R. Von Uexküll e T.H. Fairhurst da Better Crops International. A deficiência de nitrogênio se demonstra por folhas amarelas uniformes e atrofiamento da planta. Uma deficiência comum de magnésio na palmeira pode causar amarelamento de acordo com "Ornamental Palm Horticulture", um livro de Timothy K. Broschat e Alan W. Meerow. Frondes de palmeiras desenvolvem tiras amarelas ao logo das bordas das folhas a partir da ponta. A deficiência de potássio é um dos problemas mais comuns em palmeiras. Ela se manifesta como inúmeras manchas amarelas, alaranjadas e cor de bronze que cobrem a folha toda.

Loading...

Adicionando nutrientes

A deficiência de nitrogênio é tratável com a plantação de vegetais produtores de nitrogênio, como o trevo. A deficiência de magnésio é tratável com fertilizantes de magnésio solúveis, mas é recomendado prevenir essa deficiência aplicando dolomita ou magnésio antes dos problemas aparecerem. Normalmente, aditivos de potássio para o solo são usados para tratar essa deficiência. Misturar magnésio com potássio ajudará a evitar um desequilíbrio químico privilegiando o potássio no solo, afirma Broschat e Meerow.

Doenças comuns

A mancha foliar de grafiola, ou ferrugem falsa, é uma doença de palmeiras causada por fungos que desenvolve nas folhas manchas amareladas e amarronzadas, incham e se rompem, afirmam Broschat e Meerow. Esse fungo desenvolve-se em folhas de palmeira e podem causar manchas ou contaminar a folha toda. Os fungos crescem em solos e plantas insalubres que apodreceram no local. Inserir compostagem e outras matérias orgânicas nos solos aumentará naturalmente sua saúde.

Tratamentos

A mancha foliar de grafiola e a maioria das outra doenças causadas por fungos são tratáveis com três ou quatro aplicações bissemanais de fungicidas como mancozeb, cobre ou propiconazole durante os períodos de soltura ativa de esporos, de acordo com Broschat e Meerow. O inchaço e ruptura das manchas são uma indicação certeira que a soltura ativa de esporos está acontecendo. A irrigação apropriada de uma palmeira de ambiente externo — água de manhã cedo para que as folhas sequem completamente sob o sol — ajudará na prevenção da infestação e desenvolvimento de fungos.

Amarelamento letal

O amarelamento letal ocorre em quatro estágios, afirma Donselman. Primeiro uma planta derruba todos os seus cocos, independente do tamanho. Depois, pedúnculos recém-formados ficam pretos em vez do tradicional amarelo creme. Então, todas as folhas — normalmente das mais velhas para as mais novas — ficam amarelas e depois marrons, e ficam penduradas. Por último, a coroa da árvore morre e cai, deixando apenas um tronco sem folhas. Uma série bem gerenciada de programas de injeção com antibióticos usando oxitetraciclina é necessária para tratar e potencialmente salvar palmeiras contaminadas com o amarelamento letal.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...