×
Loading ...

Como fazer formas geométricas usando objetos que você tenha em casa

Uma das melhores formas de aprender geometria é procurar por exemplos de formas geométricas no mundo real. Essa técnica é importante principalmente para as crianças, pois elas estão apenas começando a aprender sobre o assunto, e isso as ajuda a identificar as formas através de suas propriedades. Assim que conseguirem reconhecer as formas, as crianças poderão combinar objetos que encontrarem pela casa para criar novas formas geométricas.

Instruções

    Empilhando

  1. Equilibre os objetos planos para formar os contornos de formas tridimensionais. Os triângulos são fáceis de fazer: basta equilibrar as pontas de dois objetos planos uma contra a outra para formar o triângulo com a superfície em que eles estão apoiados.

    Loading...
  2. Faça formas mais complexas colocando objetos mais finos e compridos, como os livros, de lado. Arrume-os em formas regulares, como quadrados, hexágonos e octógonos, de maneira que suas extremidades se toquem e que haja o mesmo ângulo em todas as junções.

  3. Empilhe os objetos tridimensionais em formas geométricas mais complexas. Use livros ou objetos similares, como tijolos, e coloque-os em colunas, um sobre os outros, para criar pirâmides e cubos.

    Tesselação

  1. Use objetos idênticos para aprender sobre tesselação. Ela acontece quando você junta objetos idênticos sem sobreposições ou falhas. Isso acontece quando você coloca cerâmicas em um piso, por exemplo (veja Recursos).

  2. Dobre guardanapos em triângulos equiláteros e arrume-os para formar triângulos equiláteros maiores. Forme um "L" com duas caixas de fósforo e, em seguida, faça outras formas idênticas e procure juntá-las.

  3. Veja o que mais você pode fazer observando os exemplos de tesselação do mundo real. Procure por objetos na sua casa que combinem com os exemplos que você encontrou e use-os.

    Prismas

  1. Use dois objetos tridimensionais idênticos para formar as pontas de um prisma (uma forma sólida com lados idênticos e paralelos unidos por retângulos). Em seguida, posicione-o em cantos opostos e paralelos uns ao outros. Pegue uma toalha, uma folha de papel alumínio ou outro objeto flexível.

  2. Faça um tubo com o material escolhido usando os objetos em cada ponta para dar o formato necessário. Puxe o material com firmeza ao redor das extremidades dos objetos em cada ponta para formar laterais retas nas junções entre eles. Isso formará um prisma.

  3. Experimente torcer os objetos em cada ponta, enquanto segura com firmeza o material que os une. Veja como as laterais formadas pelo material flexível se curvam.

Loading...

O que você precisa

  • Objetos planos: tábua de corte, pratos, bandejas, tampas, tapetes, etc
  • Objetos tridimensionais: caixas de cereal, tubos de papel higiênico, livros, caixas de fósforo, etc
  • Materiais flexíveis: toalhas, papel alumínio, papel, etc

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...