×
Loading ...

Tipos de abóbadas

Na arquitetura mundial, estruturas em arco podem gerar uma projeção, que é comumente conhecida como abóbada. Geralmente elas correm em uma direção horizontal. Elas podem ser vistas em qualquer lugar, desde construções arquitetônicas no Egito antigo até as do período gótico na Europa. Existem diferentes estilos de abóbadas nas estruturas das construções desde a antiguidade até os dias de hoje.

Abóbada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Abóbada de barril

A abóbada de barril é o tipo mais simples e é o projeto base para muitas abóbadas que possuem um desenho mais complexo. Esta consiste em uma série contínua de arcos semicirculares. Um está diretamente atrás do outro, fazendo parecer a metade de um barril. Em alguns casos, é descrita como semelhante a um barril.

Loading...

Abóbada de aresta

Uma abóbada de aresta é criada por duas abóbadas de barril que se cruzam em ângulos retos. Os arcos da abóbada de aresta são redondos ou pontiagudos. É também conhecida como uma abóbada em cruz.

Abóbada com vigas

Uma abóbada reforçada por vigas de alvenaria é conhecida como abóbada de vigas. Quando esse tipo de abóbada tem duas vigas de alvenaria dividindo-a em quatro partes é chamada de quadripartite. Quando a abóbada é dividida por três vigas, formando seis partes, esta é conhecida como sexpartite.

Abóbada de mosteiro

Uma abóbada de mosteiro tem a forma de um domo e uma base quadrada ou possui a forma de um polígono. Ela tem seções curvas que se erguem a partir do quadrado ou polígono para um ponto centralizado.

Abóbada em leque

Abóbadas de leque são formadas por meios-cones em formato de leque. Estes cones se encontram no cento da abóbada. Este tipo é considerado parte da família da abóbada de vigas.

Abóbada em rede

Outra variação da abóbada de vigas é a em formato de rede. As vigas de alvenaria possuem um desenho complexo que se assemelha a uma rede.

Abóbada anular

Uma abóbada anular utiliza uma abóbada de barril como base. Em vez de uma linha reta, a abóbada de barril tem um formato de anel e brota a partir de duas paredes concêntricas.

Abóbada exaltada

Uma abóbada exaltada é uma abóbada contínua de barril onde um lado é mais alto que o outro. Geralmente são usadas para apoiar ou formar o teto de uma escada.

Abóbada catalã

A abóbada catalã é composta de tijolos simples que formam um arco baixo. É também conhecida como a virada catalã, abóbada de tamborim, ou arco catalão. É amplamente utilizado na Catalunha, de onde deriva seu nome.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...